Bastidores da Política

Antônio Carlos
Antônio Carlos

Aviso aos navegantes

Os ‘últimos acontecimentos’ na política-administrativa de Caraguatatuba acabaram por despertar o ‘gigante adormecido’ que pretendia acompanhar os acontecimentos da cidade à distância.

Isto mesmo, já circula em todo Litoral e Vale que em 2020 o ex-prefeito Antônio Carlos estará desfilando na passarela eleitoral novamente, após receber inúmeros pedidos de moradores e até autoridades constituídas com influência no município.

Disseram que o empresário tem discurso afinado e preparado para debater cada situação que está tirando Caraguá dos trilhos…

Queda de braços

Numa visível disputa velada entre Câmara e Prefeitura de Aparecida, a prefeita em exercício Dina da Apae conseguiu garantir a ‘calamidade pública’ para saúde, porém, perdeu o percentual de 20% para remanejamento de verbas inseridas no orçamento municipal. Os vereadores derrubaram seu veto numa nítida demonstração de que, “quem está ‘fora’, ainda está com forças do lado de dentro”. Perguntem ao Marcelo Marcondes – o sobrinho!!!

Mercado Livre

Enquanto o prefeito Ernaldo Cesar segue afastado do cargo e de sua pré-campanha à reeleição, e a vice Dina da Apae se ocupa em apagar os incêndios do Paço Municipal, o prefeiturável Celso Alves corre o trecho com o ‘mercado livre’ para montar seus dois, quem sabe três grupos, inclusive o PSDB (seu novo partido) com o melhor dos postulantes ao Legislativo de Aparecida. Alegria de uns, tristeza de outros…

Conexão Nipo Brasileira

O prefeito Délcio Sato deu mais um passo em direção a tendência esportiva de Ubatuba, ao receber esta semana os representantes da Associação Nipo Brasileira, interessados na cessão de uma área pública para construir um local para prática do Gateball – modalidade criada no Japão e com praticantes na cidade. Na visão de Sato, a modalidade esportiva praticada por todas as idades deverá ser mais um atrativo turístico oferecido pela cidade, podendo receber visitantes de vários locais do Brasil, com a realização de campeonatos.

Conexão social

Valéria Fortes
Valéria Fortes

A professora Valéria Fortes sobe mais um degrau em sua trajetória político-social no eixo Lorena – Guaratinguetá, ao assumir a presidência do Centro de Equoterapia, que espalha atendimentos na região trazendo qualidade vida as pessoas, principalmente as crianças especiais.

Como agenda positiva de seu início de atividades, a organização da terceira Cavalgada, agendada para 18 de agosto, já vem recebendo muitas adesões e promessas de apoio para garantir o ‘soro financeiro’ que mantém a entidade.

‘Joga pedra na Geny…’

A participação de Rafael Goffi no programa da Cultura Distrital de Moreira Cesar, esta semana, rendeu muitas críticas ao prefeito Isael Domingues – que na visão do vereador que se prepara para campanha a Prefeitura no ano que vem, a cidade parou. Até para os dois novos terminais de ônibus que serão construídos – um no próprio Distrito e outro às margens da Dutra, em Pinda – houve críticas. Ou seja, o vereador é favorável, mas ao mesmo tempo contra! Em resumo, para o opositor, o grande ‘pecado ou erro’ de Isael Domingues foi ter nascido, e agora, ser pré-candidato à reeleição…

Crime de receptação

Vieira Filho
Vieira Filho

O vereador Elcio Vieira Junior foi assunto em muitas rodas políticas, nas filas das agências bancárias, nos pontos de taxi e principalmente nos corredores do Fórum de Lorena esta semana, onde tramita uma denúncia a qual responde pelo crime de receptação de veículo supostamente furtado em 2013, que pertencia a frota alugada pela Câmara no período em que foi presidente.

Segundo a denúncia – carta precatória –, este veículo foi encontrado em 2016, coberto com capa automotiva, num estacionamento em Caçapava, em uma vaga que pertence ao vereador.

Juntos ou separados?

A especulação política de Cruzeiro já admite a possibilidade de uma concorrência acirrada contra o prefeito Thales Gabriel nas eleições do ano que vem. Nomes como do ex-vereador Sérgio Antônio e do ex-vice Rafic Zake já são assuntos em várias rodas partidárias da cidade. Falam também do Beto do Renato e do ‘apetite’ da ex-prefeita Ana Karin em voltar ao comando da cidade. Ah! Só não sabem se o elenco todo estará junto ou separado.

Pagando a conta

Fábio Marcondes
Fábio Marcondes

A Prefeitura de Lorena cedeu mais um aporte financeiro à Santa Casa, esta semana.

Desta vez, foram R$620 mil, com a finalidade de amenizar o déficit dos repasses do SUS (80% dos atendimentos) que não são suficientes para suprir os gastos do hospital com os procedimentos.

No final do ano passado, o chefe do Executivo já havia suprido estes déficits no caixa da Santa Casa, com pouco mais de R$ 1 milhão, recursos provenientes da receita municipal.

Para Fabio Marcondes, enquanto o governo não reajustar a tabela de pagamentos do SUS, a conta da saúde pública não fecha, e este é o problema de todas entidades de atendimento.

Casualmente

Em meio as movimentações pré-eleitorais em Guará, o encontro de três tucanos de ‘plumagem formada’, como Marcelo Meirelles, Carlinhos Goulart e Francisco Carlos, mesmo no ambiente conhecido da Pizza Nostra, seria interpretado como casual e normal, se não fossem os rumores de uma nova configuração no PSDB local. Parece que tem gente do pedaço mexendo os pauzinhos na Capital, tentando subir os muros do partido para evitar uma invasão no ‘ninho’…

Casa própria

Importante passo para a redução do déficit habitacional de Ubatuba, o prefeito Délcio Sato anunciou a entrega para setembro de 376 apartamentos no Marafunda. Além de contribuir para que as famílias de baixa renda conquistem o sonho da casa própria, a medida representará avanços na preservação ambiental, já que a maioria dos contemplados reside em áreas próximas ao Parque Estadual da Serra do Mar. Se depender de Sato, moradores têm motivos para otimismo diante da possibilidade de novos empreendimentos imobiliários no município.

Novo Up

Os resultados de uma pesquisa consultiva levou o prefeito Marcus Soliva a reunir-se com seu secretariado e assessores de primeira hora nesta quarta-feira. Com o desempenho de cada secretaria – revelado pelos números – e o tom positivo das novas diretrizes e metas a cada secretário, parece que ficou claro o ‘grito de guerra’ rumo à 2020, em Guaratinguetá.

Alfabetização de adultos

Tem vereador em Guará ‘fazendo vaquinha’ para bancar um curso avançado do EJA para colega Tia Creusa, para ver se ao menos consegue interpretar as placas de sinalização. Ficou feia a live desta semana, hein Tia…

Não convidem para…

…a mesma picanha – o secretário de governo da prefeitura de Pinda, Ricardo Piorino e o vereador Rafael Goffi, principalmente se assunto for as prerrogativas do Legislativo – chamada de requerimento – utilizada às vezes por ‘alguns’ parlamentares como ferramenta de pressão, intimidação e manipulação do poder público.

Impulso decisivo

Sob o clima dos números recentemente pesquisados em Guará, o prefeito Marcus Soliva está convicto que o desafio de um novo mandato ganhará mais forças quando projeto de transformar a delegacia do Centro em um mega Pronto Socorro sair do papel. Parece que a insatisfação da saúde hoje está focada nas condições do Pronto Socorro atual.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?