Dina nomeia nova secretária para Educação de Aparecida

Três dias após volta às aulas, prefeita define chefe da pasta, que fala em possível reformulação

A Coteca de Aparecida; rede pública voltou com aulas nesta sexta-feira, sem definição de novo secretário (Foto: Arquivo Atos)
A Coteca de Aparecida; rede pública tem nova secretária anunciada pela prefeita Dina (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

A prefeita de Aparecida, Dina Moraes (PDT) anunciou na última segunda-feira, 29, a nova secretária para a Educação. As aulas da rede municipal retornaram das férias escolares na manhã da última sexta-feira, ainda sem a titular da pasta, o que gerou críticas.

O cronograma escolar, montado em janeiro pela ex-secretária, Rita Reis, está sendo cumprido. Ela pediu exoneração há uma semana.

A prefeita em exercício anunciou que o cargo passa a ser ocupado por Lucila Gomes de Ferraz Carvalho. Ela assumiu a Educação oficialmente nesta terça-feira, 30, e já destacou que a pasta pode passar por mudanças.

Durante entrevista à Rádio Pop, Lucila frisou que “as mudanças não estão descartadas”. Ela frisou ainda que haverá um diagnóstico interno e externo, visita em creches e todas as escolas da cidade a partir desta terça-feira.

Foi na Educação o imbróglio sobre a compra de kits escolares, que terminou com o afastamento do prefeito Ernaldo César Marcondes (MDB), após determinação judicial que apontou superfaturamento. Antes de ter pedido exoneração, Rita Reis teve o nome garantido pela prefeita, mas a própria secretária pediu para deixar o cargo.

O supervisor de Ensino de Aparecida, Cláudio Siqueira, destacou que o cronograma escolar para 2019 tem sido seguido. A prefeita se reuniu com o corpo técnico da Educação no último dia 19, com todos os diretores da rede municipal. Segundo Siqueira, como o cronograma já estava previamente criado, o trabalhado está fluindo normalmente. “Nas duas reuniões ela (prefeita) teve embasamento sobre o retorno das aulas no segundo semestre”.

Fim das férias – O retorno da parte administrativa da rede municipal de ensino, após o período de recesso, foi no dia 15 de julho. Na última quarta-feira foi realizado um conselho de classe, e na quinta-feira o replanejamento escolar. As aulas foram retomadas na última sexta-feira. “As disciplinas que são atribuídas aos alunos são programadas no mês de janeiro”, esclareceu o supervisor.

Há matrículas abertas para o EJA (Ensino de Jovens Adultos), que é ministrado de forma semestral. Os interessados em concluir o ensino fundamental devem procurar a escola MAE, no bairro Ponte Alta, ou a escola Comendador Salgado, que fica na Vila Mariana. O retorno das aulas da rede estadual de ensino está marcado para esta quarta-feira, 31.

Troca-troca – À frente da Prefeitura de Aparecida desde junho, Dina Moraes fez uma série de anúncios no secretariado. Além da troca na Educação, no Saae (Serviço Autônomo de Águas, Esgoto e Resíduos), João Marcos foi desligado para a nomeação de Laércio Nogueira da Silva, ex-diretor da autarquia, ex-secretário de Administração da Prefeitura e ex-vereador. Diego Rodrigues deixou a secretaria de Promoção Social, Esporte e Cultura, para a nomeação de Gelson Maciel. Na chefia de gabinete, Ederson Santos foi trocado por Eduardo Elache. Cláudio Gibelli assumiu a secretaria de Administração.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?