Atos e Fatos

“De 15 em 15 anos, o Brasil esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos”

Ivan Lessa

Presidente Lula ; Professor Márcio Meirelles faz comparativo do segundo mandato com o governo atual (Foto: Reprodução EBC)

Professor Márcio Meirelles

GOVERNO LULA (2007-2010)

O seu discurso de posse foi curto e grosso.

A imagem de “Lula paz e amor” foi abandonada e rebatizou um slogan da época da ditadura militar “Ame ou deixe-o” e com a sua arrogância peculiar “deixe o homem trabalhar, senão o país não cresce como precisa crescer” afirmou.

No dia seguinte foi para a base militar da marinha descansar na Bahia. Ficou por lá 10 dias!

O segundo governo inicia-se com as notícias de corrupção na base governista geradas no final do seu primeiro mandato.

É o “mensalão” na sua plenitude patrocinado pelos partidos de apoio ao governo: PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PP (Partido Progressista) e o PT (Partido dos Trabalhadores).

A corrupção marcada pela compra de votos de deputados favoráveis as pautas do governo Lula.

Após a conclusão das CPI`s foram condenados à prisão: o publicitário Marcos Valério (preso até hoje, incrível!), José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha presidente da Câmara Federal, do Partido dos Trabalhadores, Paulo Corrêa (PP) do Partido Progressista e o delator Roberto Jefferson do (PTB) Partido Trabalhista Brasileiro.

No segundo mandato do governo Lula a inflação foi contida e o índice de desemprego caiu.

A criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que a população rebatizou, em função da crise do mensalão, – Programa de Aceleração da Corrupção – em 2007, na construção de portos, rodovias, ferrovias e saneamento básico.

Em 2008 a crise do “Sub-Prime” nos Estados Unidos contaminando o mundo teve pouca repercussão no país gerando um ambiente de otimismo.

A vida dos empresários e investidores para aproveitar o bom momento do país.

Medidas fiscais tomadas como a redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzindo os preços da linha eletrodomésticos

A descoberta do Pré-sal, jazidas de petróleo em águas profundas, aumenta o otimismo e a confiança no governo após os escândalos e o desgaste político do “mensalão”.

O segundo governo Lula contou com o cenário favorável do crescimento da Índia e da China abrindo os seus mercados e aumentando o consumo de nossas commodities.

Na educação a criação do PROUNI (Programa Universidade para Todos) concedendo bolsas de estudos em universidades particulares para alunos carentes.

Verbas públicas para universidade privadas que enriqueceram às custas dos contribuintes e que não foram pagas pelos alunos.

O governo arcou com o “calote” dos estudantes.

É deste período a ascensão de 20 milhões de pessoas que saíram da situação de pobreza e ingressaram na classe de renda econômica C.

No governo Dilma voltaram para as Classes econômicas D e E e atualmente se encontram “dependuradas” no Serasa!

A fase do pão estabiliza-se. Agora, o circo!

A realização dos Jogos Panamericanos (2007), adquirir experiência para a Copa do Mundo (2010), sede dos Jogos Militares (2011), Jogos dos Povos Indígenas (2015) e as Olimpíadas e Paraolimpíadas (2016) com a construção das estruturas e estádios para abrigar estes eventos mundiais.

A projeção da pujança do país ao mundo!

No começo do ano de 2008 a ministra da Secretaria Especial da Igualdade Social, Mathilde Ribeiro, foi flagrada esbanjando o cartão corporativo em cafés, padarias e restaurantes.

O cartão corporativo – gastos sem comprovação – passaram de 3 mil para perto de 12 mil funcionários em cinco anos.

A reação do governo foi lançar uma contraofensiva produzindo um dossiê comparando os seus gastos com o cartão corporativo do governo FHC.

Um tiro no pé, como sempre, pois ficou constatado que os gastos do governo Lula eram superiores à 900% e a maior parte saques em dinheiro vivo.

Em maio, Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, pede exoneração do cargo por falta de condições de desenvolver os projetos da pasta.

Em 2009, fato marcante, o TCU (Tribunal de Contas da União) propôs a paralização das obras do PAC por irregularidades.

Com uma maciça e cara propaganda, o presidente Lula mantinha o povo crente de que o país vivia o seu melhor momento na história.

Na verdade, preparava a campanha de Dilma para substituí-lo.

Na transição de governo, acatou os pedidos de Lula e loteou 37 ministérios entre os partidos da base.

Nunca nesse país….

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?