Pinda lidera Caged da RMVale com geração de quase quinhentos novos postos de trabalho

Levantamento considera as admissões feitas em fevereiro deste ano; dado é puxado pela abertura no setor comercial

Centro da cidade de Pinda; setor comercial aponta liderança da cidade na geração de empregos da região (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba comemorou os dados positivos na geração de empregos apontados pelo Caged (Cadastro Geral do Emprego). A cidade lidera o ranking na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Os dados analisados são referentes ao mês de fevereiro.

Conforme o levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, somente no segundo mês do ano, foram 486 novos postos de trabalho. No acumulado entre janeiro e fevereiro, foram 620 novas oportunidades de trabalho. Ainda em fevereiro, Pinda efetuou 1,4 mil contrações e 982 demissões. O ranking considera ainda Guaratinguetá (373) em segundo lugar, Cruzeiro (113) em terceiro, Jacareí (285) em quarto e Lorena em quinto lugar (67).

O setor que mais contratou no período analisado foi o de serviços com 316 empregos, seguido pelo ramo industrial com mais de cem vagas e o setor comercial com 29 novos empregos.

De acordo com a Prefeitura, a maioria dos empregados são homens entre 30 e 39 anos com ensino médio completo. “Estamos conversando com o secretário (de Desenvolvimento Econômico), Roderley Miotto, para novas ações nesta área, porém os dados mostram que Pindamonhangaba iniciou 2023 com um ritmo intenso e queremos continuar nessa crescente. Às vezes, o cidadão pode pensar: ‘estou desempregado, não estou vendo geração de vagas’. Entretanto, o Caged mostra uma tendência muito positiva, prepare-se, qualifique-se e logo sua vaga chegará”, aconselhou o prefeito Isael Domingues (PL).

O mesmo saldo positivo é observado no número de carteiras assinadas. Pinda conquistou a melhor variação da região. Foi observado crescimento de 1,41% em trabalhadores formais, enquanto a marca estadual ficou em 0,5% e a marca nacional em 0,57%.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?