5 de março de 2016

Corre que atrás vem gente
A disputa eleitoral de Guará mal começou e já empolga a torcida, principalmente quando se trata de prefeituráveis. Está valendo de tudo para se manter no jogo, digo, na competição: Chico Hair, que segue absorvendo a ‘poeira’ dos concorrentes das primeiras filas, prepara sua cartada fatal na tentativa de recuperar sua equipe (ventos dos corredores da Jacques Félix dão conta que o projeto que cria mais de 90 cargos comissionados encontra-se em fase de ajustes finais para ser enviado à Câmara). Coronelzinho, pega pilha nas emissoras de rádio, num estilo ‘horário eleitoral gratuito’ (não tão gratuito assim) e de cada pergunta formulada pelo locutor de plantão, faz da resposta um discurso, mesmo sem ter nada a ver com o contexto. Argus, começa a ouvir o aplauso da torcida com maior dificuldade devido a presença da concorrência, mas ainda consegue administrar a maior lista de postulantes ao Legislativo. Soliva, que apesar de se tornar ‘saco de pancada’ dos adversários, busca sobressair mostrando a realidade dos fatos na tribuna da Câmara, com aprovação do eleitorado que o mantém sua posição no ranking!

Aposta eleitoral
Embora os nomes de Rafic Zake, Thales Gabriel, Beto do Renato e mais alguns impugnados surjam como eventuais prefeituráveis em Cruzeiro, o destaque do memento corre por conta da empresária da educação, Patrícia Batistela. Próximo a definição partidária para 2 de outubro, tem gente esperando a composição dos grupos para ter a confirmação ou não de sua candidatura a prefeita, já que seu nome é evidência em todos bairros.

Conexão Brasília
O prefeito de Canas, Lucemir do Amaral, mais uma vez fez a ponte aérea pra Capital Federal atrás de verbas e obras do governo. Bem acompanhado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá, Lucemir passou pelo Ministério dos Transportes com a certeza de que o viaduto sobre a via Dutra no trevo de acesso à cidade será uma realidade.

E por falar em deputado…
…o vereador Beto Pereira acompanhou Estevam Galvão na audiência pública do Estado, que tratou a questão do AME em Lorena. Segundo o líder estadual do DEM, duas certezas para cidade: o Ambulatório Médico de Especialidades deverá entrar em funcionamento provavelmente no primeiro semestre, e Beto Pereira continua com controle do Democratas e seu apoio pessoal para vereador, vice ou prefeito.

Violência parlamentar
A temperatura emocional na Câmara de Cachoeira foi ‘às alturas’ na sessão da última terça-feira com o vereador Claudio Gaspar querendo ‘orelhar’ o colega Max do Casemiro, acompanhada de um desfile de palavrões, xingos e outras cositas. Segundo a patuleia, Claudinho quase sarou da ‘gagueira’ com a ironias de Max na defesa da política governista. Felizmente a turma do ‘deixa disso’, atuou com rapidez…

Atirando no próprio pé
Parece que a defesa da abertura de uma CEI defendida pela oposição de Cachoeira para investigar as finanças da Santa Casa foi mais além do previam. Ao invés fiscalizar apenas o período em que o vereador Claudio Gaspar denunciou suposto desvio de R$ 10 milhões, os governistas entraram na parada para investigar desde 1997, data da intervenção ao momento, inclusive o espaço em que o vereador Guilherme Marcondes, hoje presidente da Câmara, foi secretário de Saúde com um acervos de procedimentos ainda não explicados.

Rádio peão
Corre na boca pequena de Guará, que o vice-prefeito Dr. Rogério Barbosa está em dúvida sobre algumas situações neste período eleitoral: se aproveita a janela eleitoral para mudar de partido, já que existem rumores que Nelson Mathídios perdeu ‘o controle do PR’ e num segundo momento, se afunda junto com Francisco na reeleição ou se passa a vez alegando outras motivações. Perguntem ao Malvadeza!!!

Onde o filho for…
…o pai vai atrás Conversas afinadas dos balcões de Guará dão conta que a ‘porteira’ do PSDB está tão aberta, que até o suplente de vereador Pedro Sanini está de olho na ‘janela eleitoral’, para salvar a pele em outra freguesia, digo, sua carreira em outro partido. Disseram que seu pai, Laércio Papagaio, já sentou com Junior Filippo e posteriormente, participou de um encontro com Argus Ranieri e agora, não descarta a possibilidade de uma conversa com Marcus Soliva para definir a filiação de ambos, pai e filho!!!

Perguntar não ofende
Por que será que o presidente da Câmara de Cruzeiro, Diego Miranda, tem se esquivado de atender a imprensa séria da região? Seria pela sua mudança de discurso ou conivência com o governo municipal, que anteriormente tinha a permanência da prefeita Ana Karin no cargo como inadequada, e após seu retorno do afastamento, passou a aprová-la em gênero, número e grau???

Liberdade vigiada
Quem passa pela aparente e ‘tranquila’ prefeitura de Potim nem imagina que todo funcionalismo está sob liberdade vigiada, desde que o Tribunal de Contas resolveu estabelecer um posto avançado de fiscalização no local e por tempo indeterminado, para acompanhar em tempo real os procedimentos como licitações, convênios, pagamentos, contratos e além de outros detalhes, as compras. O mercado de apostas da cidade diverge sobre a finalidade da fiscalização pontual do TC. Enquanto alguns atribuem o fato ao histórico dos integrantes do governo municipal, outros acreditam que a ideia é evitar a falência múltipla da administração que coleciona um acervo de irregularidades em procedimentos passados. Um terceiro pensamento é que os técnicos do Tribunal querem evitar que a prefeitura se transforme em comitê financeiro de um município vizinho neste período eleitoral.

Nova configuração
O mercado político de Pinda prevê uma nova configuração da administração do prefeito Vito Ardito, posterior ao ‘fechamento da janela eleitoral’ e o decurso de prazo para a desincompatibilização de comissionados e quem sabe, secretários municipais que pretendem disputar as eleições. Comenta-se que o gabinete pretende aproveitar a desculpa da fase eleitoral para ampliar o ‘bota fora’ de vários integrantes do sistema que já estão passando do tempo de cair fora.

Lista apócrifa
Enquanto a movimentação dos corredores da prefeitura de Pinda demonstram uma total adequação ao período eleitoral que se aproxima, na Câmara, ‘aquele vereador’ que torce para o prefeito derrapar, comenta uma suposta lista de demissionários sugerindo nomes, cargos e grau de comprometimento com a política de Vito Ardito. A novidade ou surpresa da lista é um agente político do homem que atua no mesmo andar do gabinete, como praticamente o primeiro da lista. Perguntem ao Veloso!!!

Casa de vidro
Não precisa ser sócio do Comercial de Lorena, com acesso aos relatórios e as contas rejeitadas da presidenta ‘afastada’, para saber que o Clube está em ruínas em termos de instalações e principalmente financeiramente. Parece que ‘dois ou três’ diretores, aliados a ‘meia dúzia de conselheiros com a força daquele contratado a ‘peso de outro’ (que aumentou seu próprio pró-labore) se encarregaram de espalhar as condições da instituição, ao ponto da própria presidenta jogar a toalha, quer dizer, ‘pedir afastamento’. Perguntem ao causídico das ações improcedentes!!!

Desafio
Se a pergunta entre os associados do Comercial de Lorena diante das dívidas e do desleixo com as instalações do Clube é: “quem poderá nos socorrer”? O empresário Renato Marton pode ser a resposta! Ele se apresentou com ânimo e vontade de enfrentar o desafio de reconduzir o Clube ao crescimento. Disseram que seu dinamismo e capacidade administrativa são algumas de suas principais credenciais diante dos associados, que em abril, terão responsabilidade de escolher quem vai reconstruir o Clube e recuperar o valor do título, hoje comparado as ‘ações da Petrobras’, ou seja, em total ‘queda livre’.

Política da conspiração
Diante da realidade que qualquer candidato a prefeito de Lorena que se preze, se contar com apoio de Fábio Marcondes pode ter uma vitória mais tranquila, principalmente agora que ele desistiu de disputar a reeleção. Na velocidade em que a política exige, o mais compatível a receber este apoio, Sylvio Ballerini, já iniciou a temporada de diálogo com os tucanos, com direito expressões favoráveis e desfavoráveis de ambos os lados. Diretamente do palanque de Sylvinho, o mais prejudicado com a aliança (porque para o bem geral vai ser excluído), aquele ‘porco de couro pintado’ que faz jogo de ‘salvador da pátria’ na internet, desfilou uma série de ataques pessoais ao prefeito, como suspiro de quem já dançou no contexto…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?