Meu filho não sabe dividir! O que fazer?


Um erro frequente que nós adultos cometemos é interpretar o universo infantil através dos nossos códigos sociais. Uma criança não hesitará em expressar descontentamento ou se opor a vontade de alguém, desse modo, ceder um objeto de sua preferência em função de um padrão de boa conduta não fará a ela muito sentido, e vamos combinar, não faz! Uma criança não precisa oferecer ao amigo o seu objeto de preferência, mas pode lhe sugerir uma outra opção, pode também pedir ao amigo que aguarde com outro objeto até que ela se sinta pronta
para emprestar.

Limitamos o acesso do outro a coisas das quais temos maior estima, desse modo não é coerente propor um comportamento contrário às nossas crianças tendo estas uma estrutura emocional inferior à nossa.
Comumente, adultos exigem de crianças um desprendimento que nem mesmo eles conseguem sustentar! Crianças são “pessoinhas” que começam a acessar recursos para lidar com suas pequenas urgências. Em seus primeiros anos de vida, suas necessidades “gritadas”
frequentemente se sobressaia a qualquer outra, então entenda, perceber que o outro tem lugar é um caminho de aprendizado. Seja paciente, ajude a sua criança a encontrar alternativas justas nesse processo!

Que não nos falte empatia para compreender o universo infantil. Sejamos compreensão, sejamos amor!

Meu nome é Márcia Freire, sou psicóloga clínica formada há onze anos e minhas principais demandas de intervenção são comportamentos de oposição infantil e suporte materno. Atendo também outras demandas, dentre elas, demandas de inclusão. A partir desta data estarei por aqui trazendo temas de reflexão materna e dicas de manejo de comportamento infantil. Que o conteúdo te acrescente, mas que você o leia sempre alinhada ao que lhe é próprio, para que desse modo eu seja ferramenta de encontros, descobertas e reinvenção. Conte comigo!

Contatos:
(12) 99124-4834
instagram.com/mafreirepsi

CRP: 100/286

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?