Para diminuir insegurança, Lorena anuncia ampliação de iluminação pública

Investimento ultrapassa R$ 260 mil para atender bairros como a Vila Rica e o Parque Mondesir

A jovem mãe enfrenta a escuridão na Vila Rica com o bebê; Prefeitura busca empresa para ampliar sistema (Foto: Francisco Assis)
A jovem mãe enfrenta a escuridão na Vila Rica com o bebê; Prefeitura busca empresa para ampliar sistema (Foto: Francisco Assis)

Lucas Barbosa
Lorena

Com um investimento estadual de mais de R$ 260 mil, a Prefeitura de Lorena abriu, na última segunda-feira, o processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pelas obras de ampliação do sistema de iluminação em diversos pontos do município. A notícia agradou os moradores, que torcem para que a melhoria contribua para a redução da violência na cidade.

Considerada pela secretaria de Segurança Pública do Estado como a cidade mais violenta do interior paulista, com uma taxa de 25,99 assassinatos por cem mil habitantes, o município sofre também uma onda de assaltos.

Na tentativa de impedir a ação dos criminosos que se aproveitam da escuridão, a cidade abriu o processo licitatório para a contratação da empresa que realizará reparos e melhorias no sistema de iluminação.

Os dois bairros que receberão o maior número de lâmpadas são o Parque Mondesir, com 180, e Vila Rica, com 64.
A notícia sobre a abertura do processo licitatório soou como um alívio para as famílias da Vila Rica.

Para o mecânico de manutenção Mauricio Lima, 37 anos, que mora há dois no Vila Rica, a falta de iluminação contribuí diariamente para ação de criminosos. “É muito complicado conviver com estes constantes assaltos aqui, principalmente à noite. Os bandidos se aproveitam da escuridão para abordar as vítimas em vários pontos do bairro. Há muitos anos a Prefeitura e a EDP Bandeirante vem prometendo melhorar a iluminação aqui, mas até agora nada”.

Lima ressaltou ainda que os moradores da região pagam mensalmente a taxa de iluminação pública. “No caso das famílias da minha rua, nos sentimos desrespeitados porque pagamos a taxa e praticamente nenhum poste aqui tem braço de luz. Tomara que agora a Prefeitura dê um jeito e melhore a infraestrutura do bairro”.

Outro morador que comemorou o anúncio foi a comerciante Ana Flávia de Oliveira, 27 anos.
Há 15 anos no Parque Mondesir, ela lembrou da necessidade de atenção para a região da lagoa do bairro. “Aqui, quase que toda semana tem assalto à noite. Além disso, muitas pessoas vêm utilizar droga nos terrenos e ruas escuras. Fico aliviada em saber que terão melhorias, porque sinto medo toda vez que chego a noite no Mondesir”.

De acordo com o cronograma das obras de ampliação do sistema de iluminação, além do Parque Mondesir e Vila Rica, os bairros Parque das Rodovias (49), Novo Horizonte (18), Vila Passos (13), Santa Edwiges (10) e Vila Geny (1) também receberão novas lâmpadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *