Guará segue com atenção especial sobre mortes por meningite

Secretaria de Saúde rastreia casos após caso de menino de seis anos e cobrança da Câmara

UPA de Guaratinguetá; após mortes por meningite, saúde entra em alerta na cidade (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Saúde de Guaratinguetá mantém as apurações após registrar duas mortes por meningite em apenas um mês. Na última semana, um garoto de seis anos não resistiu e faleceu em decorrência da doença. Os casos acenderam sinal de alerta máximo no município.

A Comissão de Saúde do Legislativo protocolou um ofício cobrando explicações sobre o número de casos de meningite confirmados em Guaratinguetá neste ano e questionando sobre ações ou medidas de providências a serem tomadas pela secretaria de Saúde.

“São crianças em um período escolar. Já notificamos a secretaria de Saúde para que se posicione a reposto disso. É necessário redobrar a atenção a respeito das vacinas, não dá para exigir que a pessoa vá até o posto, outras atitudes têm que ser tomadas”, destacou Marcelo da Santa Casa (PSD), presidente da comissão, que frisou ainda a necessidade da apresentação do ofício para que o Legislativo tenha acesso ao número de casos da doença no município neste ano.

Por nota, a secretaria de Saúde de Guaratinguetá lamentou a morte do garoto de seis anos e informou que todas as medidas cabíveis de profilaxia estão sendo tomadas. A pasta segue as orientações do Ministério da Saúde, que inclui atenção especial a pessoas que tiveram contato com a vítima por um período de mais se quatro horas consecutivas por mais de cinco dias seguidos ou por mais de oito horas consecutivas por pelo menos um dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *