Cruzeiro e Silveiras investem na modernização do sistema de iluminação pública

Municípios apostam em lâmpadas de LED para garantirem mais segurança à população; prefeituras projetam ainda economia com energia elétrica

Troca de  lâmpadas em postes; cidades optam pelo tipo LED para iluminação pública (Foto: Reprodução)

Da Redação
RMVALE

Em uma ação iniciada em junho de 2021, a Prefeitura de Cruzeiro concluiu no último fim de semana a implantação de cinco mil lâmpadas de LED pela cidade, atingindo a marca de 60% de renovação do sistema de iluminação pública do município. Já a Prefeitura de Silveiras iniciou na última semana a instalação de lâmpadas do mesmo modelo em três bairros.

Em nota oficial, a Prefeitura de Cruzeiro anunciou na última sexta-feira (10) o avanço do programa de modernização do sistema de iluminação pública da cidade, que conta com um investimento municipal de R$ 3,5 milhões. Na última semana, foi concluída nos bairros Vila Paulista e Washington Beleza a operação de troca de lâmpadas dos modelos de vapor de mercúrio e de vapor de sódio pelo do tipo LED.

Em um vídeo publicado no Facebook, o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) revelou que a previsão é de que até outubro seja promovida a substituição de mais 3,5 mil lâmpadas, garantindo assim a renovação total dos pontos de luz da cidade. “Já temos aproximadamente cinco mil postes funcionando com lâmpadas LED. Nossa meta é que em no máximo oito meses tenhamos todos os 8,5 mil pontos já contando com essa nova tecnologia. Além de garantir uma maior luminosidade, o LED é mais econômico, durável e ambientalmente saudável do que os outros modelos. Essa modernização reforçará a segurança em nossa cidade, já que as vias se tornarão muito mais iluminadas”.

De acordo com o Executivo, até o momento, além do Vila Paulista e Washington Beleza, foram contempladas diversas avenidas e ruas distribuídas pelos bairros Centro, Itagaçaba e KM4. Segundo a atual gestão municipal, o cronograma estabelecido pela secretaria de Obras e Serviços Públicos garantiu a implantação das novas lâmpadas nas principais vias dos bairros, entretanto as demais também serão contempladas.

Já a Prefeitura de Silveiras iniciou na última quarta-feira (8) a substituição das lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de LED nas vias dos bairros Mário Covas, Vila Esperança e Vila Marina.

A ação, que modernizará os setecentos pontos de luz da cidade, conta com um investimento municipal de aproximadamente R$ 300 mil.

De acordo com a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Guilherme Carvalho (PSDB), a medida busca reduzir as despesas do Executivo com energia elétrica, diminuir as chances de acidentes de trânsito no período noturno e ainda inibir a ação de criminosos na cidade.

Ao contrário de Cruzeiro, a modernização do sistema de iluminação pública de Silveiras não conta ainda com uma data estipulada para sua conclusão, pois a troca das lâmpadas será executada de forma gradativa e conforme a disponibilidade de recursos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?