Lorena remove famílias e condena casas

Após laudo do IPT, Prefeitura retira os moradores e anuncia demolição de seis imóveis no Olaria

Casa interditada tem janelas e portas subtraídas; local foi analisado como área de risco devido a estrutura (Lucas Barbosa)
Casa interditada tem janelas e portas subtraídas; local foi analisado como área de risco devido a estrutura (Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Após as fortes chuvas que atingiram Lorena na última semana, seis casas do bairro Olaria foram interditadas após um laudo da Prefeitura, em parceria com o IPT (Instituto Geológico do Estado de São Paulo), apontar risco de desabamento no local. As famílias foram removidas dos imóveis, que ainda não possuem uma data definida para serem demolidos.
Desde o último dia 13, a chuva vem causando diversos transtornos em diversos pontos da ‘Terra das Palmeiras Imperiais’. Os principais bairros afetados foram a Vila Brito e a Vila Nunes, já que dezenas de residências foram inundadas e muitas famílias acabaram perdendo móveis e outros bens.
Já na rua Nicolas Mackay, no Olaria, localizada próxima a escola municipal ‘Climério Galvão’, a chuva trouxe para as famílias um grande prejuízo, já que seis casas terão de ser demolidas.
De acordo com o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, em novembro do ano passado o IPT esteve em Lorena realizando um levantamento de áreas de alagamento no município, e a rua Nicolas Mackay foi apontada em uma situação preocupante, fato que ficou insustentável após a última semana. “O solo chegou a trincar, então a retirada destas famílias foi necessária para garantir que vidas fossem preservadas. Já estávamos preocupados com a situação destes imóveis desde que o IPT nos apresentou o resultado do levantamento”.
O secretário revelou ainda que somente um morador ofereceu resistência para abandonar a casa, mas acabou sendo convencido por familiares e vizinhos.
As seis famílias que foram retiradas de suas residências estão sendo assistidas pela secretaria de Assistência Social. Segundo a Prefeitura, os ex-residentes estão morando na casa de parentes ou pagando aluguel em outra região do município.
Demolição – De acordo com Anjos, ainda não existe uma data definida para a demolição dos imóveis, mas ela deve ocorrer nas próximas semanas. “É importante ressaltar que a Prefeitura está analisando a condição social de cada uma destas seis famílias. Estamos aguardando o resultado de um relatório que deve ser entregue na próxima semana, para ser definida quais serão as medidas tomadas em relação a cada família. Lamentamos por estes lorenenses terem seu imóvel demolido, mas infelizmente a permanência deles neste ponto da rua Nicolas Mackay poderia ser fatal”.
Famílias – A reportagem do Jornal Atos tentou entrar em contato com as famílias que tiveram as moradias interditadas, mas os ex-vizinhos não tinham conhecimento do endereço onde cada uma está instalada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *