Fortes chuvas deixaram bairros de Guará sem abastecimento de água

Transbordamento do Ribeirão Guaratinguetá fez a estação de tratamento de água parar, moradores e bairros ficaram sem água

Moradores transitam por ruas alagadas após incidência de chuvas; Vigilância analisa risco de dengue (Colaboração)
Moradores transitam por ruas alagadas após incidência de chuvas; Vigilância analisa risco de dengue (Colaboração)

Leandro Oliveira
Guaratinguetáo

As chuvas que castigaram a região no último fim de semana deixaram consequên-cias para os moradores de Guaratinguetá. Além dos estragos causados por pontos de alagamento na cidade, alguns bairros ficaram sem o abastecimento de água.
Na segunda-feira, a população também precisou economizar para não faltar água em casa. O problema só foi solucionado por completo três dias depois.
No último sábado, o Ribeirão Guaratinguetá transbordou e a água da enchente acabou inundando a captação da Saeg. Como consequência, os motores da ETA (Estação de Tratamento de Água) foram desligados para evitar danos maiores.
O reflexo do desligamento foi sentido por moradores de alguns bairros da cidade que sofreram com a falta de água no período da noite. Santa Rita, Campinho, São Benedito, Campo do Galvão, Centro, Pedreira, Jardim Tamandaré, Clube dos 500 e Vista Alegre foram alguns dos bairros afetados pela paralisação dos motores. Na manhã de domingo, o abastecimento já tinha sido restabelecido em quase todos os locais.
No Clube dos 500 e no Vista Alegre, a volta d’água demorou mais que nas outras regiões. Na última quarta-feira, o problema estava sendo sanado nos dois bairros. “O único problema que tenho hoje é no Paturi. Estamos procurando vazamentos, pois o reservatório não está controlado. Quando a água voltou, pode ser que tenha estourado algum cano”, avaliou Gonçalo Ferraz.
Na sexta-feira, o Saeg confirmou que o abastecimento estava normalizado em toda a cidade. O reabastecimento demorou mais no bairro Paturi. Segundo a assessoria, houve um vazamento na tubulação e a água que teria como destino o bairro acabou sendo desviada.
Em nota, a assessoria da Saeg explicou que o processo de reabastecimento em toda a cidade ocorreu de forma gradativa. “Devido à baixa total dos reservatórios, pode ocorrer ar na tubulação, vazamentos, ar na bomba, em algumas localidades, o que prejudica o restabelecimento imediato”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?