Empresas elaboram projeto de reforma de antigo teatro municipal de Guará

Tombado, prédio histórico deve ser destinado à secretaria de Educação; Proposta para espaço na Homero Ottoni é receber oficinas culturais e atividades de ensino

Antiga sede da Prefeitura de Guará é foco de projeto de reforma e futura casa da secretaria da Educação (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Antiga Faculdade de Farmácia, Teatro Municipal e sede da Prefeitura de Guaratinguetá, o prédio histórico localizado na praça Homero Ottoni, no Centro, será reformado e cedido à secretaria de Educação. O processo licitatório para adequações do edifício foi aberto pela Prefeitura. Atualmente o prédio não tem funcionalidade e o espaço já foi alvo de requerimentos na Câmara, sobre as condições estruturais e conservações.

A abertura dos editais no último dia 31 divulgou as duas empresas para os projetos da reforma do prédio histórico. O valor estimado para essa etapa de tomada de preços é de R$ 375.566,67.
“Foi publicado no Diário Oficial desse dia 31 de agosto a homologação de duas empresas de arquitetura e, ou, engenharia para elaborar os projetos complementares do antigo teatro municipal, que será restaurado e reformado se transformando em um espaço educacional”, citou a chefe de gabinete da secretaria de Educação de Guaratinguetá, Ana Maria Almada.

Atualmente o prédio está sob responsabilidade da Prefeitura de Guaratinguetá. Segundo Ana Maria, o local será utilizado para oficinas culturais e para auxiliar os professores da rede municipal de ensino.

Antes, havia a possibilidade de recriar neste espaço um novo teatro, mas com a cessão ao setor educacional, a iniciativa pode perder força. “Esse espaço vai ser usado pela secretaria de Educação na formação de professores em atividades culturais e educacionais com os alunos. Essa é apenas a primeira etapa do projeto que visa a reforma total deste local”.

Prédio – O edifício da praça Homero Ottoni já foi utilizado como sede da Faculdade de Farmácia, mas ainda é lembrado como o antigo “Theatro Municipal” entre o final do século 19 até o ano de 1920. Sua última utilização foi como sede da Prefeitura de Guaratinguetá até 2013, durante a gestão de Francisco Carlos (PSDB), que mudou o Paço Municipal para a rua Jacques Félix. Desde então o espaço se mantém fechado e sem utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *