Ubatuba atualiza cadastro de pacientes para reorganizar vacinação

Estado amplia público-alvo da imunização contra a Covid-19; mudança contempla quatro grupos prioritários

Além dos idosos, Ubatuba amplia grupo prioritário para receber a primeira dose contra a Covid-19 (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Após o Governo do Estado anunciar, na manhã da última quarta-feira (5), a ampliação do grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Ubatuba iniciou a atualização do cadastro de moradores diagnosticados com comorbidades e deficiência permanente. A extensão do público preferencial de imunização contempla também portadoras de doenças crônicas que estão grávidas ou deram à luz recentemente.

Durante pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB), explicou que a medida busca conter o aumento de mortes e internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) motivadas pelo novo coronavírus.

Segundo estimativa da secretaria estadual de Saúde, os quatro novos grupos inseridos como prioritários são formados por cerca 1,030 milhão de paulistas.

Além de pessoas com deficiência física ou mental permanente, que tenham entre 55 e 59 anos, estão liberadas para serem vacinadas no próximo dia 11, grávidas e puérperas (mães que deram à luz há até 45 dias) que tenham mais de 18 anos e sofram de comorbidades.

Já no próximo dia 12, serão imunizados homens e mulheres, de 55 e 59 anos, com doenças preexistentes. Além de insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar, os pacientes que se encaixam neste grupo deverão comprovar, por meio de exames e atestados médicos, que sofrem de enfermidades como: anemia falciforme, arritmia cardíaca, cardiopatia hipertensiva ou congênita, cirrose hepática, diabetes, doença cerebrovascular, doença renal crônica, doença da Aorta, hipertensão arterial, HIV, imunossuprimidos (câncer), miocardiopatias, obesidade mórbida, pericardopatias, pneumopatias crônicas graves, síndrome coronariana e valvopatias.

Ubatuba – Para facilitar a organização da vacinação da próxima semana em Ubatuba, a Prefeitura iniciou na tarde da última quarta-feira o processo de atualização do cadastro dos moradores com deficiência permanente, transplantados e diagnosticados com doenças renais em processo de hemodiálise.

Segundo a secretaria de Saúde, é necessário que o interessado, ou seu responsável legal, compareça à ESF (Estratégia de Saúde da Família) ou UBS (Unidade Básica de Saúde) de seu bairro e apresente um comprovante de endereço, cópia de documento médico que atestando sua condição de saúde e um documento com foto.

De acordo com um relatório disponibilizado no site oficial da Prefeitura, o ubatuba.sp.gov.br, a cidade litorânea recebeu 22.186 doses da vacina contra o novo coronavírus, sendo que 18.252 já foram aplicadas na população até o fim da tarde desta quarta-feira.

Segundo a ferramenta disponível no site do Governo do Estado, denominada “vacinômetro”, até o fim da tarde desta quarta-feira já foram aplicadas 11.999.471 doses da vacina contra a Covid-19 em São Paulo, sendo que 4.429.769 moradores já receberam as duas doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *