População cobra implantação de sistema de videomonitoramento em Guará

Comerciantes sofrem com onda de roubos; clientes também viram alvo de criminosos 

Insegurança comercio guara (15)2
Mais uma vez a joalheria Gold Finger é alvo de bandidos em Guaratinguetá (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa

Guaratinguetá

Diante de uma série de crimes, comerciantes e consumidores reivindicam da Prefeitura a instalação de um sistema de vigilância por videomonitoramento na área central de Guaratinguetá. Na semana passada, duas joalherias foram alvo da ação de criminosos, aumentando o sentimento de insegurança na região.

No último dia 10, dois bandidos armados renderam os funcionários da joalheria Gold Finger, na rua Comendador Rodrigues Alves, no Centro. De acordo com o boletim de ocorrência, os homens, que até o momento não foram identificados, fugiram em uma moto levando diversas correntes de prata e ouro.

Já na última segunda feira, foi a vez da joalheria Star Joias, também na rua Comendador Rodrigues Alves , ser alvo de bandidos. Segundo o relato do proprietário, ao chegar ao estabelecimento pela manhã, o teto estava danificado devido a um arrombamento. Para sorte do comerciante, nenhuma joia foi roubada, pois havia uma porta de aço protegendo o local onde as peças ficam guardadas. Mas os bandidos não saíram de ‘mãos abanando’, já que furtaram um rádio portátil e uma televisão. “Não está adiantando colocarmos câmeras nas lojas, porque na entrada os assaltantes escondem o rosto com capuzes ou capacetes. Mas, se tivesse um sistema de vídeomonitoramento espalhado pelo centro, daria para flagrar os rostos dos bandidos. Isso também ajudaria o trabalho da polícia na identificação destes marginais”, afirmou José Paulo Ramos, sócio de uma loja de variedades no centro.

O comerciante ressaltou o sentimento de insegurança que os trabalhadores vivem. “Acreditamos que a Polícia Militar vem fazendo um bom trabalho, o que falta é a Prefeitura ou o Governo do Estado oferecer uma importante ferramenta, como o sistema de videomonitoramento. Pagamos nossos impostos e não enxergo este retorno. O prefeito, Francisco Carlos (PSDB) poderia aproveitar que é do mesmo partido do governador Geraldo Alckmin e pedir recursos para comprar as câmeras”.

Consumidores – Não são só os comerciantes que estão sofrendo na ‘mão’ de bandidos no Centro de Guará.

No final do ano passado, um casal foi assaltado na rua 9 de julho por dois jovens armados com canivetes. A dupla fugiu levando celulares e todos os documentos das vítimas.

A diarista Claudineia Albino, 38 anos, relatou que sua filha foi vítima de um furto no início do mês, após sair de uma loja na Comendador Rodrigues Alves. “Ela estava andando quando um rapaz, que parecia ser menor de idade, trombou nela. Ela não desconfiou de nada, mas quando chegou na  rua da frente, percebeu que o garoto tinha levado o celular que estava no bolso da frente. Aqui no centro a coisa está feia”.

Prefeitura – Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que a instalação de câmeras de monitoramento está prevista, entretanto, deverá ser posterior à conclusão do projeto que está sendo implementado pelo Governo do Estado, que integrará a região metropolitana do Vale do Paraíba num único sistema.

O Executivo ressalta que, visando maior segurança, o prefeito assinou, em maio, o projeto da Atividade Delegada, que permite policiais militares trabalhem nas suas horas de folga.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?