Unidade do ESF de Silveiras recebe nota máxima em avaliação federal
Unidade do Bairro dos Macacos é considerada modelo nacional; município deve receber “reforço” em repasse para setor em 2019
Silveiras
Com uma média mensal de cerca de trezentos atendimentos, a ESF do Bairro dos Macacos, na zona rural, recebeu no último dia 30 a visita de representantes do Pmaq (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).
Lançado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca incentivar os municípios a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.Além de inspecionar o trabalho realizado nas ESF’s, a ação propõe um conjunto de estratégias que possam corrigir falhas procedimentais. O Pmaq também eleva o valor do repasse federal para as cidades participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa avalia diversos quesitos como satisfação dos pacientes, infraestrutura da unidade, equipamentos e medicamentos à disposição da equipe e qualidade do processo de trabalho (prontuários e tempo de espera para consultas).
Após a visita dos representantes do Ministério da Saúde a Silveiras, na última semana, a Prefeitura foi informada que a ESF do Bairro dos Macacos foi uma das poucas unidades do País a conseguir nota máxima em todos os critérios. “Os agentes do Pmaq afirmaram que essa ESF é a que mais se aproxima do ideal estabelecido pelo Ministério da Saúde. Esta avaliação máxima evidencia os frutos de um trabalho comprometido em evoluir sempre, e que conta com o apoio do prefeito Guilherme Carvalho (PSDB). Toda a equipe dos Macacos está de parabéns por esta grande conquista”, comemorou a coordenadora de Atenção Básica de Silveiras, Thalita Ferreira.
A coordenadora ressaltou ainda que a unidade conta com diferenciais como atendimento de acupuntura e medicamentos fitoterápicos (provenientes de plantas medicinais). Outro ponto forte da ESF dos Macacos é a variedade de especialidades médicas oferecidas à população como fisioterapia, psicologia, ortodontia, ginecologia, obstetrícia e clinica geral.
Após a avalição das ESF’s do País, o Governo Federal revelará em outubro a lista dos municípios que receberão um maior repasse na área da saúde, em 2019.