Ubatuba dá início aos trabalhos do Plano Diretor

Dr. Flávio José Nery durante apresentação do Plano Diretor debatido em Ubatuba (Foto: Divulgação PMU)
Dr. Flávio José Nery durante apresentação do Plano Diretor debatido em Ubatuba (Foto: Divulgação PMU)

Cidade investe em planos de bairros para apurar as necessidades da população

Jéssica Dias
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba deu início no último dia 9 aos trabalhos de revisão e atualização do Plano Diretor. A proposta é que os trabalhos sejam desenvolvidos de 8 a 16 meses, dentro de três linhas de trabalho: consolidação das normas urbanísticas, plano de bairro e uma nova estrutura urbana.

Segundo o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), o Plano Diretor está vencido desde 2016 e, por isso, a revisão é “extremamente necessária”. O arquiteto e coordenador do projeto, Flávio Malta, explicou que está sendo feito uma revisão de todos os documentos necessários para ser colocado em ordem na cidade. “O que está se propondo nesse momento é uma revisão do conjunto de leis que correspondem ao planejamento do município. Estamos revendo o plano de 2016 e a lei 711 também chamada de Plano Diretor Físico que é de 84”, explicou.

Para o início dos trabalhos, a Prefeitura de Ubatuba, reunirá funcionários de vários setores para a formação de um Grupo de Trabalho de Planejamento. “Nós estamos ajustando as necessidades da cidade através de grupos formados pela Prefeitura e todas as outras instituições que foram criadas no plano de 2016 que são os conselhos populares já existentes, Conselhos Distritais e o conselho que foi criado mais urgentemente que é o Conselho De Desenvolvimento Urbano”, destacou Malta.

O Plano Diretor consiste em uma revisão dos objetivos e expectativa da população e do município, o que é necessário ser feito. Segundo Malta, a novidade é a elaboração dos planos de bairros, que será um detalhamento mais profundo, das necessidades da população e uma solução a médio longo prazo. “Existe um diagrama de como as reuniões serão feitas. Serão sempre de baixo pra cima, primeiro com a população. Os assuntos serão separados de forma técnica ou de forma comunitária”.

Os trabalhos já tiveram início na cidade com a Conferência no último dia 9 que reuniu cerca de duzentas pessoas. O Grupo de Trabalho da Prefeitura fica a cargo de organizar todas as reuniões públicas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?