Ubatuba amplia melhorias na iluminação pública
Empresa é contratada emergencialmente para recuperar quinhentos pontos; medida tenta garantir mais segurança a moradores e turistas
Da Redação
Ubatuba
Enquanto aguarda a conclusão de um processo licitatório, a Prefeitura de Ubatuba contratou emergencialmente no início do mês uma empresa que será responsável pelos reparos de cerca de quinhentos pontos de iluminação pública. Retomado na última semana, o serviço de manutenção busca contribuir para que os moradores e turistas tenham mais segurança no período noturno.
De acordo com o Executivo, devido ao fim do contrato em fevereiro com a antiga empresa responsável pela gerência do sistema iluminação pública, a Elektro, o prefeito Délcio Sato (PSD) ordenou a realização de um processo licitatório para a contratação emergencial, por sessenta dias, de uma nova terceirizada.
Vencedora da concorrência, a GCL Brasil atuou até o fim de abril na recuperação e modernização de aproximadamente 12 mil pontos de luz distribuídos pela região central e regiões norte e sul. O serviço foi viabilizado através de um investimento municipal de R$ 340 mil.
Em maio, a Prefeitura iniciou a elaboração de uma licitação para a contratação anual de uma nova gestora. A expectativa é que o trâmite seja concluído no início de julho.
Devido ao término da vigência do contrato com a GCL Brasil e o andamento burocrático da licitação definitiva, uma nova contratação emergencial, válida por um mês, foi realizada no início de junho, através da modalidade carta-convite, tendo como vencedora a empresa Uba Postes. A prestadora de serviço ficará encarregada da função até o fim da segunda quinzena de julho.
Desde o último dia 13, as equipes da Uba Postes trabalham na substituição de lâmpadas e reparos estruturais em pontos de iluminação de diversas vias de bairros das regiões Oeste, Centro e Centro-Sul.
Segundo a Prefeitura, a melhoria do sistema de iluminação pública, além de garantir mais segurança aos moradores, contribuirá para que os pontos turísticos atraiam mais visitações durante o período noturno.