Três cidades do Litoral Norte cancelam festas de Réveillon

Medida tenta evitar aumento de casos de Covid-19; Ilhabela deve ter shows e queima de fogos

Grande movimentação em uma das edições do Réveillon de Caraguá; cidade é a primeira a cancelar festa (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
RMVale 

Temendo uma nova onda de contaminação pela Covid-19, as prefeituras de três cidades do Litoral Norte anunciaram no início desta semana o cancelamento das festas de Réveillon. Na contramão dos municípios vizinhos, Ilhabela confirmou na última quinta-feira (9) que promoverá apresentações musicais e a tradicional queima de fogos.

Historicamente frequentada por cerca de um milhão de turistas durante a Temporada de Verão, Caraguatatuba foi a primeira cidade do Litoral a revelar que não realizará festividades na virada do ano. Anunciada no último dia 6, a decisão da Prefeitura, que busca evitar aglomerações, levou em conta as recomendações de infectologistas que temem o avanço do contágio da Covid-19, principalmente através da variante sul-africana Ômicron.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior (MDB), este será o segundo ano consecutivo que o Executivo não investirá na queima de fogos e na contratação de atrações musicais para o Réveillon.

Já no último dia 7, foi a vez da Prefeitura de São Sebastião anunciar o cancelamento das festividades. De acordo com a gestão do prefeito, Felipe Augusto (PSDB), a medida atende a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) diante do aumento de casos da nova variante em outros países.

Antes do cancelamento, Augusto havia programado uma queima de fogos, que teria cerca de dez minutos de duração em pontos dos bairros Arrastão, Barequeçaba, Boiçucanga, Barra do Una, Centro, Enseada, Maresias e São Francisco.

Cidade que, tradicionalmente, atrai o maior número de turistas ao Litoral Norte, Ubatuba confirmou na última quarta-feira (8) que não promoverá shows e outros eventos abertos ao público. Em contrapartida, a atual gestão municipal, comandada pela prefeita Flavia Pascoal (PL), ainda analisa a possibilidade de realizar uma queima de fogos silenciosos.

Ao contrário das cidades vizinhas, Ilhabela divulgou um comunicado no site oficial do Governo, na última quinta-feira (9), informando que haverá apresentações musicais nos bairros Perequê, Vila e Praia Grande. Além destes três pontos, a queima de fogos silenciosos será realizada também no bairro Portinho.

O prefeito, Luiz Colucci, o Toninho Colucci (PL), destacou que apesar da realização do Réveillon, o evento respeitará as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. “As regras sanitárias continuam sendo mantidas, ou seja, em locais com aglomeração será exigido o uso de máscara. O passaporte vacinal precisa ser apresentado nos comércios locais. Além disso, estamos estudando também a possibilidade de retornar no final do ano com a exigência do teste RT-PCR ou a apresentação da carteira de vacinação com duas doses na entrada da balsa. Tudo vai depender dos dados epidemiológicos que estamos analisando diariamente”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?