Região Turística da Fé anuncia criação de escritório de projetos para captação de recursos

Encontro realizado em Canas tem participação do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena e expectativas para ampliação das ações no setor

Secretário Roberto de Lucena e representantes das cidades da RT da Fé, em encontro sobre turismo regional (Foto: Thales Siqueira)

Thales Siqueira
RMVale

Os municípios que compõem a RT da Fé (Associação da Região Turística da Fé) se reuniram para entregar uma carta de interesse de continuidade nas ações do programa “Turismo em Ação” ao secretário estadual do setor, Roberto de Lucena. O encontro foi realizado na sede da RCC (Renovação Carismática Católica), em Canas.

No evento ficou definido ainda a segunda quinzena do mês de setembro como data de inauguração do escritório de projetos do Vale da Fé. A intenção é que os projetos em comum da RT, de infraestrutura, viabilidade de recursos, parcerias culturais ou de eventos, saiam do papel e sejam desenvolvidos pelo escritório. “A gente vai focar para que os projetos possam sair realmente do papel. Já estamos cansados de ficar no projeto. A gente precisa executar. Estamos desde 2017 só planejando, mas não executando”, revelou o interlocutor da RT da Fé, Alex Cardoso.

O escritório terá sua sede em Guaratinguetá, em espaço que passa por adequações, em frente à casa onde nasceu Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro da Igreja Católica. “A gente resolveu colocar à disposição da RT da Fé o imóvel para que tivesse o escritório de projetos, sem custos, para fomentar o turismo que é mola propulsora e que gera emprego e renda”, destacou o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSC).

De acordo com Cardoso, o programa “Turismo SP em Ação” é baseado em eixos, como comunicação, governança e infraestrutura. O primeiro é responsável pelo processo de comunicação interno e externo, além da criação de produtos, como pacotes turísticos e roteiros, para que os turistas que venham para a região permaneçam por mais tempo e conheçam todas as cidades. Na infraestrutura foi elaborado um relatório de quais são as possibilidades oferecidas para os visitantes e o que pode ser desenvolvido com o objetivo de fomentar ainda mais o turismo.

Dentro do plano existem diversos projetos de infraestrutura, de curto, médio e longo prazo, que são propostos, entre eles: sinalização integrada para os municípios, criação de mirantes, portais, rotas cênicas, melhorias das estradas rurais e a interligação náutica no Rio Paraíba do Sul.

Durante o evento, o secretário de turismo estadual, Roberto de Lucena garantiu que a pasta está à disposição da RT da Fé e afirmou que o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), entende o turismo como agenda econômica e sabe da importância de utilizar todos os instrumentos para ativar a economia. “A secretaria de Turismo e Viagens do Estado está alinhada com os objetivos de desenvolvimento da RT da Fé. Queremos levar adiante a instalação de um distrito turístico na região”, contou Lucena, que informou ainda que pretendem inserir o aeroporto de Guaratinguetá em todo o sistema de conectividade nacional. “Estamos trabalhando para que tenhamos voos comerciais, o que vai permitir a conexão da Região da Fé com todo o Brasil e elevará o fluxo turístico na região”.

RT da Fé – Projeto referente à Região do Vale da Fé conta com 11 cidades, que oferecem produtos e serviços como Aparecida, Guaratinguetá, Cunha, Tremembé, Cachoeira Paulista, Potim, Piquete, Lorena, Canas, Roseira e Lagoinha.

A associação é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada para atender às recomendações da secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?