Rádios AM’s entram na reta final de migração para FM

Medida propõe melhoria no sinal e emissoras esperam retomada de público com a mudança; Cruzeiro, Guará e Pinda aguardam liberação

Bastidores da Rádio RC Vale, em Cruzeiro; uma das emissoras AM preparadas para mudança para FM (Foto: Andreah Martins)
Bastidores da Rádio RC Vale, em Cruzeiro; uma das emissoras AM preparadas para mudança para FM (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Rafaela Lourenço
Região

As rádios da região estão em processo final de transição para as frequências moduladas. Entre Cruzeiro e Pindamonhangaba, nove emissoras podem ganhar uma faixa na FM com essa modificação.

O processo, não obrigatório, foi aprovado pelo Decreto 8.139 em 2013, após uma reivindicação das rádios AM (Amplitude Modulada), que enfrentam constantes interferências de sinal e queda de audiência. Além disso, o sinal de amplitude modulada não é sintonizado nos aparelhos móveis, como celulares ou rádios em automóveis.

As emissoras interessadas na mudança tiveram que pedir autorização ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em Cruzeiro, a RC Vale está com o processo em andamento, aguardando a liberação.

Segundo o presidente da rádio, Anderson Babboni, a expectativa é que a burocracia saia no próximo ano. “A outorga do Ministério das Comunicações deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem. No segundo semestre, acredito que a gente comece com a parte técnica”.

Babboni contou que enquanto a situação ainda não é definitiva, a emissora, que este ano completa 82 anos, já vem com mudanças na transmissão de conteúdo. “Esse ano mudamos a plataforma através do Whatsapp e da página no Facebook. A ideia é utilizar esse ano de transição para fazer ajustes, focando principalmente a interação nas redes sociais e mudando o conteúdo para o jornalismo”, completou. A estimativa é que a mudança gere gasto de até R$ 500 mil.

O presidente da Rede Piratininga (que conta com emissoras em Guaratinguetá e São José dos Campos), Seme de Neme Jorge, confirmou que a burocracia para a transição já está quase completa, falta apenas o pagamento. Jorge explicou que ainda não elaborou a nova programação aos ouvintes guaratinguetaenses, mas tem previsão para o começo de 2017, e assim que efetuar o pagamento, começa o estudo técnico.

Em Pindamonhangaba, a Rádio Difusora entrou com o interesse em 2014. O diretor superintendente da emissora, Emílio Neto, afirmou que a documentação já foi cumprida e que a primeira transição, que será a emissora de Pinda, será instalada ainda nesse ano. Já a rede de Taubaté será modificada só no próximo ano. A frequência já foi definida para a 103,7 FM. Neto comentou a expectativa com essa mudança e adiantou que a programação terá surpresas. “Para a Difusora vai ser muito bom, porque a AM é muito cara para poder manter, e precisa de um terreno grande para implantar a antena. Mas com a transição, iremos fazer uma surpresa e lançar uma rádio diferente”.

O diretor explicou que os gastos dependem da potência dos dois sinais da emissora. “Temos um sinal mais fraco e outro mais forte. É o Ministério das Comunicações que vai determinar os gastos. Eles vão passar o boleto para pagarmos a transformação”, completou Neto.

Na rádio Aparecida, a fre quência já está definida. A estação 820 AM vai migrar para a 104,3 FM, além de sofrer mudanças na programação. O superintendente da rádio, padre Evaldo César de Souza está coordenando a transição, e afirmou ao portal A12 a reestruturação do projeto da emissora. “Queremos uma nova rádio Aparecida FM, mais moderna e evangelizadora”.

A emissora atua no mercado há 65 anos em ondas curtas, médias e frequência modulada. Além da nova estação, a Aparecida já transmite uma programação voltada ao entretenimento pela frequência 90,9 FM.

Lorena – Com 72 anos de história, a Rádio Cultura de Lorena é outra emissora do Vale que está próxima de transmitir em frequência modulada. A rádio é a primeira filiada do grupo Bandeirantes no interior, e hoje conta com uma grade formada por programação jornalística (entre os programa, o Atos no Rádio), conteúdo evangélico, produzido pelo grupo que adquiriu a emissora em 2009, e retransmissão da grade da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Com o processo de transferência, a emissora lorenense passará a transmitir pela 92,5 FM. A reportagem do Jornal Atos tentou contato diversas vezes com a direção da Cultura, assim como as coordenações das rádios Mantiqueira, Canção Nova, Clube e Monumental, mas até o fechamento desta matéria não teve resposta ou não atenderam.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?