Parceria entre Ubatuba e USP inicia atendimentos de saúde
Alunos em idade escolar da rede municipal tem direito a consultas especializadas em odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia e neuropediatria
Bruna Silva
Ubatuba
Uma parceria inédita entre a administração municipal de Ubatuba e a USP (Universidade de São Paulo) deve garantir aos alunos da rede pública de ensino atendimentos de saúde especializados.
De acordo com o Município, a parceria é feita entre as pastas de Educação e Saúde em conjunto com a FOB-USP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo), através do programa “USP Municípios”. O projeto deve promover consultas especializadas com dentistas, fonoaudiólogo, neuropediatra e oftalmologista para os alunos de seis a 14 anos de idade.
O projeto foi colocado em prática recentemente. A unidade do bairro Camburi recebeu realização de consultas, exames com a utilização de equipamentos e do trailer da unidade móvel de avalição audióloga do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, além de triagens.
O convênio que viabiliza a iniciativa foi assinado ainda no início deste mês e tem como objetivo fortalecer e integrar a articulação permanente da Educação, promovendo qualidade de vida dos jovens e crianças.
Para a secretária de Educação, Pollyana Gama, as ações são fundamentais, pois previnem e auxiliam no diagnóstico precoce, diminuindo assim o risco na aprendizagem. Contribuindo também com a redução do índice de reprovação e evasão escolar.
Nesta primeira etapa do programa participaram professores, profissionais e estudantes da instituição, entre eles oftalmologistas e otorrinos.
O programa deve continuar por cinco anos e tem a estimativa de abordagem de dois mil alunos. No próximo ano, eles devem retornar com os resultados laboratoriais para início do tratamento médico.