Litoral Norte chega a 25 casos de sarampo confirmados
Registros da doença preocupam profissionais da saúde com início da alta temporada

Letícia Noda
Região
As Vigilâncias Epidemiológicas das cidades do Litoral Norte confirmaram novos casos de sarampo na última semana. As quatro cidades litorâneas somam 25 confirmações até o último sábado.
Ubatuba lidera o ranking, com 11 casos. O mais recente foi de um bebê de nove meses, que passava o período de férias no bairro Itaguá. A família é de Poço de Caldas-MG. Segundo a Prefeitura, a criança foi hospitalizada, mas está bem. Outros cinco possíveis contágios da doença estão sendo investigados.
Já em Caraguatatuba, a secretaria de Saúde confirmou até o último dia 8, três casos positivos da doença, com 27 ainda em investigação.
Os casos positivos são referentes a um bebê, do bairro Capricórnio, um homem de 30 anos, morador do Jardim Primavera e outro homem, de 22 anos, do bairro Tinga. A Prefeitura informou que todos passam bem.
Em Ilhabela, até o momento, são nove casos confirmados. Já em São Sebastião, dois.
Começou na última segunda-feira, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Conta Sarampo nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A etapa tem como público alvo adultos entre 20 e 29 anos de idade. O Dia D será realizado no sábado, dia 30.
Visitantes – Um fator que tem preocupado as prefeituras é a alta temporada estar se aproximando, período em que a região recebe cerca de três milhões de turistas para as festas de fim de ano e férias.
A agente da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Ângela dos Santos, contou que nessa época a equipe aumenta a atenção. “Ainda não foi marcado nenhuma ação específica, mas estaremos em reunião e vamos ver a possibilidade de novas ações. Mas é mais orientação”, explicou. “Toda pessoa que não tem as doses podem estar procurando as unidades básicas, não precisa esperar o dia da campanha. Todo dia a vacina é feita”.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus, e seus principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.