Eleitores tem até 18 de agosto para solicitar voto em trânsito
Avaliação do Tribunal Eleitoral aponta que RMVale ganhou 264 mil registros eleitorais na última década
Da Redação
RMVale
Para garantir que todos os eleitores aptos possam votar, a Justiça Eleitoral realiza até o dia 18 de agosto, a transferência temporária, mais conhecida como “voto em trânsito”. A medida é destinada aos eleitores que não estarão em sua cidade de votação, mas que podem participar da decisão do pleito.
Para garantir a participação no pleito do próximo dia 2 de outubro, é necessário comparecer ao cartório do município em que vota para comunicar a transferência.
Mas a solicitação só será aceita para cidades que possuam mais de cem mil habitantes, como explicou o responsável pelo cartório de Pindamonhangaba, João Amaro. “Se o morador de Pinda tentar trocar para Roseira, não será permitido, pois a cidade tem menos de cem mil habitantes. É preciso estar atento à essa norma também”, enfatizou.
Outro ponto que deve ser observado com atenção pelos eleitores é que uma vez transferido temporariamente, o voto só poderá ser feito naquele local.
Quem precisar estar fora da cidade com emergência e não conseguir solicitar o voto em trânsito, poderão justificar a ausência.
Mais votos – Um levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou que a RMVale) Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) aumentou em 15,51% o número de eleitores aptos nos últimos dez anos.
Segundo o órgão, a região ganhou um contingente de 264,3 mil novos títulos eleitorais. Em números gerais, os registros eleitorais aumentaram de 1,70 milhão de pessoas para 1,96 milhão entre 2012 e 2022.