Cruzeiro e Guará anunciam nova etapa de mutirão de castração de animais

Ações devem atender até seiscentos cães e gatos; procedimento pode ser solicitado apenas por entidades e famílias carentes

Cirurgia de castração animal realizada no Cean em Cruzeiro; centro abre novas vagas (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
RMVale

Tentando conter o aumento de cães e gatos abandonados em Cruzeiro e Guaratinguetá, as prefeituras anunciaram, na última segunda-feira (11), novos mutirões de castração. Gratuitas à população de baixa renda e às entidades de proteção, as ações municipais devem atender até seiscentos animais.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Guaratinguetá, o mutirão, que oferta quatrocentas vagas, será realizado nos próximos dias 29 e 30 no Ginásio de Esportes do bairro Pedregulho, das 8h às 16h. Além de associações de proteção animal, a iniciativa municipal contempla apenas os moradores de Guará registrados no CadÚnico (Cadastro Único), ferramenta do Governo Federal, que reúne dados de famílias carentes e facilita o acesso a benefícios sociais. Os interessados em ter seus cães ou gatos castrados devem realizar, o mais breve possível, o agendamento da cirurgia junto à secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3133-8006.

Este será o segundo mutirão promovido pela Prefeitura de Guará neste ano, sendo que o primeiro contemplou quatrocentos animais entre os dias 19 e 20 de março. Um levantamento divulgado pela atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Marcus Soliva (PSC), revelou que entre 2017 e 2021 foram realizadas cerca de 7,5 mil castrações.

Em Cruzeiro, a ação de controle populacional de cachorros e gatos terá suas inscrições abertas no próximo dia 18 e encerradas no próximo dia 20. O cadastro deverá ser efetuado na sede do Cean (Centro de Apoio ao Animal), que fica na rodovia Deputado Nesralla Rubez, nº 2.760, no bairro Vila Juvenal.

Previsto para o fim de maio e ofertando 120 vagas, o mutirão, assim como o de Guará, contemplará apenas os animais cuidados por entidades de proteção ou por moradores de baixa renda. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar o RG, CPF, CadÚnico atualizado e comprovantes de endereço.

A assessora de Direção do Cean, Ana Cláudia Ribeiro, explicou as vantagens do procedimento. “É importante esclarecer que a castração é um processo indolor que inibe não apenas a reprodução, mas também o surgimento de inúmeras doenças como tumores de mama, cistos ovarianos em fêmeas e aumento da próstata em machos. Totalmente recomendada por veterinários, a ação também melhora o comportamento dos animaizinhos e aumenta suas expectativas de vida”.

De acordo com um levantamento do Cean, foram castrados 980 cachorros e gatos de janeiro de 2021 a março de 2022 em Cruzeiro.

Tanto em Guará como em Cruzeiro, os mutirões não realizarão os procedimentos cirúrgicos em cães braquicefálicos (focinhos curtos), como os das raças: shih tzu, lhasa apso, bulldog francês, bulldog inglês e pequinês. Também por questão de segurança, não serão atendidos gatos das raças maine coon e persa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?