Caraguatatuba tem 53% dos leitos de UTI ocupados
Taxa tem oscilado desde o início da semana; expectativa da Prefeitura é chegar a 70% para evitar medidas mais rigorosas
Bruna Silva
Caraguatatuba
No combate à Covid-19, Caraguatatuba contabilizou 105 casos de confirmados, nesta segunda-feira (18). São 44 mortes e 34 casos investigados.
A administração municipal tem destacado que se a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegar a 70%, as medidas de contenção à doença poderão se tornar mais rígidas, dado o cenário atual (hoje, o índice é de 54%). O município tem 45 pessoas com Sars-Cov2 fazendo o isolamento domiciliar e 12 internadas.
De acordo com a secretaria de Saúde, há sete leitos na UTI Covid-19 na Casa de Saúde Stella Maris e vinte na ala de enfermaria. A cidade conta ainda com mais vinte leitos de UTI e enfermaria, no Hospital Regional.
Diante da porcentagem de ocupação, a secretária de Saúde municipal está em processo de instalação de mais oitenta leitos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Covid-19, sendo dez equipados com respiradores. O Hospital Regional deve providenciar mais dez leitos de UTI, mas a ação depende do Governo do Estado.
Até o momento, são internados os pacientes que apresentam SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), os que possuem sintomas de síndrome gripal são orientados para cumprir o isolamento social em casa, cerca de 1915 casos de síndrome gripal foram identificados.