Caraguá intensifica fiscalização contra descarte irregular de resíduos

Prefeitura inicia limpeza de pontos clandestinos de despejo; Executivo aposta em criação de ecoponto para conter infrações na região sul

Trabalho de remoção de materiais descartados realizado Prefeitura (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

Após intensificar a fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em áreas públicas, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta semana o trabalho de remoção dos materiais em diversos pontos da cidade. Enquanto na primeira área o trabalho abrange os bairros Rio do Ouro e Ponte Seca, no outro, contempla o Jardim das Palmeiras, Porto Novo e Tinga.

De acordo com o Executivo, a equipe da secretaria de Serviços Públicos atua desde a última segunda-feira (17) na retirada de lixo, entulho, galhos de árvores e objetos domésticos despejados em pontos clandestinos de descarte nas regiões central e centro sul do município.

Prevista para ser concluída até o fim desta semana, a operação de remoção faz parte de um plano de ações que busca evitar o acúmulo de resíduos em vias públicas. Iniciada no começo deste mês, a outra principal medida do projeto é a intensificação do trabalho de fiscalização contra o descarte irregular. Executadas pela equipe da secretaria de Urbanismo, as vistorias ocorrem em diversos pontos da cidade e contam com o apoio da população por meio de denúncias através do telefone 156.

Segundo o Executivo, ao longo deste ano mais de duzentos moradores foram autuados por descarte indevido de lixo, infração que gera multa de R$ 2,116 mil. Localizado na região sul, o bairro Perequê Mirim foi o que teve mais pontos irregulares de despejo flagrados, fato que motivou a Prefeitura a anunciar na semana passada que implantará um ecoponto nele no próximo semestre. A unidade, que será a quinta a funcionar na cidade, será equipada receberá pneus, óleo de cozinha, plantas e galhos de árvores, entulho de construção civil, madeira, pilhas, baterias e restos de equipamentos eletrônicos e domésticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *