Caraguatatuba anuncia quarta dose para pacientes com alto grau de imunossupressão
Medida é aposta para fortalecer o sistema imunológico de pessoas com alto risco de casos mais graves de Covid-19
Bruna Silva
Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou que aplicará a quarta dose para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos. Os moradores poderão comparecer à unidade de saúde mais próxima.
Conforme o calendário vacinal, a quarta dose, ou segunda dose adicional, será administrada com no mínimo quatro meses após a realização da dose de reforço, independente do imunizante aplicado.
A imunossupressão ocorre, comumente, em pacientes que tratam doenças autoimunes como artrite reumatoide, doença de Crohn, anemia hemolítica, lupos e esclerose sistêmica.
Pacientes que estão em tratamento pós transplante de órgãos, células tronco ou que ainda fazem quimioterapia também são considerados imunossuprimidas.
Para este público-alvo, as doses estão disponíveis nas unidades do Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga Jaraguazinho, Rio do Ouro, UBS Sumaré, Casa Branca e Jetuba. No Massaguaçu, a imunização será realizada na escola municipal Professora Antonia Antunes Arouca.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Caraguatatuba aplicou mais de 245 mil imunizantes. Sendo 105,1 mil da primeira dose, 106 mil da segunda ou dose única, além de 35,6 mil da terceira. Com o avanço da terceira onda do vírus, a Prefeitura voltou a reforçar o pedido para que os moradores completem o esquema vacinal e recebam a dose de reforço.
A secretaria de Saúde orientou ainda para que a população cheque a data da aplicação da segunda dose, que pode ser encontrada no cartão de vacinação ou via aplicativo “Conecte SUS” ou Poupatempo.