Blitz sanitária em Caraguá aborda mais de novecentos veículos no “feriadão”
Ação busca evitar a entrada de turistas na cidade que já confirmou mais de cem casos de novo coronavírus
Bruna Silva
Caraguatatuba
Para evitar que turistas entrem na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou, ao longo desta semana, barreiras sanitárias em diferentes pontos da cidade. De acordo com dados do Município, até a tarde desta sexta-feira (22), cerca de 950 motoristas foram abordados.
A medida foi organizada após o decreto de adiantamento de feriados na capital paulista, além do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, anualmente comemorado em 9 de julho, ter sido adiantado para a próxima segunda-feira (25) para aumentar o distanciamento social.
Mas o fluxo de pessoas tentando entrar no Litoral aumentou. Na última quarta-feira, a circulação de pessoas na rodovia que dá acesso à Caraguá foi maior. Por isso o bloqueio foi montado na rodovia Rio-Santos depois do entroncamento com a Tamoios.
Durante a ação promovida pela secretaria de Saúde da cidade, o motorista responde um questionário e as equipes medem a temperatura dos ocupantes do veículo e em caso de detecção superior de 38 graus, os passageiros são orientados a procurar a Unidade de Pronto Atendimento Central, local de referência no combate ao novo coronavírus.
Em ação conjunta com o Estado, os fiscais de saúde do município e da Vigilância Sanitária Estadual realizam uma pesquisa para identificar a procedência e destino dos turistas, além de possíveis motivos para ir até a cidade. Abordagens de fiscalização também são realizadas nas praias locais com a participação da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.