Baixa procura leva a ampliação do público-alvo da vacina contra a gripe

Cidades da região também registram busca por imunizante aquém do esperado; Aparecida vacinado apenas 14,8%

Todos podem se vacinar a partir dos seis meses de idade; região se prepara para o atendimento (Foto: Reprodução EBC)

Andréa Moroni
RMVale

A baixa procura pela vacina contra a gripe em várias regiões levou o Ministério da Saúde a ampliar o público-alvo da campanha. Desde quarta-feira (1), todos podem se vacinar a partir dos seis meses de idade. Na região, as secretarias se preparam para o atendimento.

Segundo dados do Ministério, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe antes da ampliação. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para um público de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

Segundo a ministra Nísia Trindade, a ampliação ocorre para responder ao aumento dos casos de influenza no país, que tem lotado emergências dos hospitais. A vacina é segura e não causa gripe.

Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), a procura pela vacina também segue em baixa. Aparecida é a cidade que registra o pior índice de vacinação: 14,8%. Segundo o secretário de Saúde, Lucas Fernandes, a meta é vacinar 15.260 pessoas. “Mas só conseguimos vacinar até agora 1.556 pessoas. Nós precisamos conscientizar a população sobre a necessidade da vacina, de procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Nós estamos definindo estratégias para poder atingir o índice de 90% proposto pelo Ministério da Saúde”.

Já em Pindamonhangaba, a procura é bem maior. Até a última terça-feira (30) foram aplicadas 18.470 doses da vacina contra a gripe, totalizando quase 31% do grupo prioritário, composto por cerca de 67 mil pessoas.

Em Guaratinguetá, a cobertura vacinal está em 25.55% e, em Lorena, com 24,64% de vacinados do público alvo.  Segundo a enfermeira Adriani de Freitas, diretora da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas até agora, 8.297 doses.

Litoral Norte – Ubatuba vacinou 21,57% do público-alvo na campanha da Influenza, sendo 6.802 doses aplicadas até o momento. Já Caraguatatuba vacinou até o momento 9.121 pessoas, sendo a cobertura de 27,76%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *