Bastidores da Política

Presidente
DSCN8567
Frustrando a expectativa da da turma da esquina que o vereador Tão, no exercício da presidência em Lorena, seguiria à mercê de ‘mãos alheias’ na condução da mesa esta semana, demonstrou o outro lado. Mesmo com os excessos da oposição, Tão conduziu a mesa e fez valer o regimento, arbitrando na linha do equilíbrio, e entre vários procedimentos, garantiu voz ao pessoal ‘intimidado’ pela política do ‘cavanhaque’.

O que muitos querem saber
Qual a motivação que levou o prefeito Lucemir do Amaral e seu vice Angelo Graglia, de Canas, a participar da sessão de Câmara da cidade vizinha de Lorena, na última segunda-feira? Seria para tratar da empregabilidade de comissionados entre os dois municípios?

Questão de ordem
A visita do prefeito de Canas e seu vice à Câmara de Lorena, em pleno horário de sessão, provocou desconforto em alguns vereadores da base de Lucemir e também da oposição, porque esta gentileza ele não demonstra com o legislativo canenses…

Filme repetido
Parece que não é a primeira vez que o prefeito de Canas cancela o carnaval local para aproveitar a festa na Bahia. A desculpa para a população é a falta de segurança…

Direto com a população
Isael Pinda secretários (46)

Circula nas rodas políticas de Pinda que o prefeito Isael Domingues (PR) encontrou no caminho das reuniões de bairros a oportunidade perfeita para o ‘corpo a corpo’ com a população. Esta semana, acompanhado dos principais secretários e alguns vereadores, ele promoveu um encontro com os moradores do Santa Cecília, com a finalidade de estreitar os laços sua administração.

Virada Cultural
O vereador Renato Cebola está levando em discusssão na Câmara de Pinda, na próxima semana, a instituição da Semana da Virada Cultural na cidade. Cebola busca dar sua parcela de colaboração à cultura local, inserindo no calendário municipal atividades que façam interagir todas as faixas etárias e sociais.

‘Sem extra’
O prefeito de Aparecida, Ernaldo Marcondes, resolveu dar um basta na ‘folia das horas extras’ em sua administração. Esta semana o anúncio que estariam suspensas as atividades extras no setor da fiscalização não agradou 100% o pessoal interno e quase provocou festa na feira livre, pela possibilidade de ‘porteira livre’ nos finais de semana e feriados. Como alegria de ‘pobre dura pouco’, junto com a proibição de horas extras, Marcondes ordenou a escala dos serviços. Ou seja, os fiscais estarão a postos!!!

Bloco do ‘centrão’
Como previsto pelo mercado político de Lorena, o posicionamento dos vereadores no exercício da legislatura seguiria praticamente em três tendências, independente de partidos: os governistas somados em oito parlamentares contra dois, quando muito três, declarados como oposição. Entre estes dois grupos, já se contabiliza o ‘centrão’, formado por seis vereadores que estão buscando orientação no presidente Tão, para atuarem no ‘meio de campo’. Ou seja, nem ‘muito ao céu, nem muito a terra’.

Na contramão
Ney carEnquanto se anuncia que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou ao patamar de 80 anos (isto inclui a população de Guará), o vereador prega o inverso na Câmara. Nesta quinta-feira, ele defendeu a redução da gratuidade no transporte público municipal para 60 anos! Já perguntaram na Praça Conselheiro, se não seria o caso do Carteiro de aumentar a gratuidade ao invés de diminuir???

A couve comendo…
…o coelho É voz corrente entre os bem informados de Guará que alguns assessores de vereador, estão agitando mais o eleitorado que propriamente os detentores de mandatos. Assim que o Supremo Tribunal Federal determinou que os parlamentares em todas instâncias têm direito ao 13º salário, percebe-se uma movimentação contra este benefício, justamente entre os agregados dos gabinetes (assessores) dos vereadores. Parece que os inimigos são os da própria casa. Perguntem ao Pedro Saninni!!!

E o povo paga a conta!!!
Thales Cruzeiro prefeito (22) CORTEA população de Cruzeiro se mostrou insatisfeita com o prefeito Thales Gabriel, por conta do aumento da tarifa de água na cidade. Segundo a ‘boca pequena’, novo valor da conta é a única ação ‘nova’ da administração porque os serviços prestados pela SAAE e eminente  falta de água, continuam velhas no município. Deve ser por isso que estão comentando pelas esquinas que ‘enquando o prefeito ri, o povo chora’!!!

Respaldo de Ardito
RoderleyA Câmara de Pinda passou em revista o último período da administração passada – leia-se Vito Ardito – nesta quinta-feira. O secretário de Finanças, João Carlos Muniz, foi recebido pelos atuais vereadores, membros da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal. O vereador Roderley Miotto, presidiu a Muniz secretárioaudiência, compartilhando a mesa com os colegas Jorge da Farmácia, Ronaldo Pipas e contaram também com o reforço do
presidente da Casa, Carlos de Moura, o Magrão. Os itens mais explorados foram despesas com pessoal na média de 51,58% do orçamento e os R$93 milhões gastos na saúde. O próximo passo deste respaldo do governo de Ardito é o Tribunal de Contas para aprovação ou apontamentos!!!

Perguntar não ofende
A qual unidade de Justiça pertencem aqueles agentes, bem vestidos, que estiveram em Silveiras esta semana, querendo saber detalhes do ex-prefeito e dos licenciados do municípo, que ‘mudaram de mala e cuia’ para cidade vizinha?

E por falar em Silveiras…
…no mês em que a cidade completa mais um ano de história, a comemoração segue a ‘meio mastro’, na Prefeitura, que tenta se recuperar do legado de dívidas e comprometimento administrativo que o agora prefeito da cidade vizinha deixou como herança. Além de ‘engessar’ as finanças, deu o ‘calote até em entidades assistenciais’, que tiveram de recorrer à Justiça para receber verbas de convêncios firmados num passado não muito distante.

Prolixo
Quem ouviu ou assistiu a sessão de Câmara de Guará, na última quinta-feira, deve ter ido embora sem entender o vereador Marcelo da Santa Casa em seu requerimento endereçado à secretaria de Saúde. A mesma dificuldade deverá ter a própria secretaria em responder. Disseram que além de uma redação longa e cheia de considerações, vai ser preciso um intérprete especial na rede municipal, primeiro para descobrir se o nobre parlamentar está reclamando, informando ou apenas expondo ‘sabe-se lá o quê!?!? Detalhe: quando o Nei Carteiro resolveu dar sua parcela de contribuição na explicação, a coisa piorou…

200 bons motivos para…

marietta baterlega…agradecer Seguindo a hereditariedade materna, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Lorena, Marietta Bartelega, entre as muitas ações que desenvolve na cidade, visitou esta semana as mais de 200 alunas que iniciaram nos cursos de padaria artesanal e corte de costura oferecidos pela Prefeitura. Marietta que também participou da diplomação de uma das classe, informou que a iniciativa da administração em potencializar os cursos é incentivar a geração de renda familiar, garantindo uma melhor qualidade de vida à população.

Em Alta
A Prefeitura de Lorena, que avançou as obras de acessibilidade na avenida Peixoto de Castro. Depois de iniciar o trabalho de recuperação da via com asfaltamento do trecho de maior velocidade e implantação de semáforos, a administração tem aumentado a segurança para quem tem dificuldades em locomoção, dando atenção ao principal acesso da cidade, esquecido pelos governos anteriores.

Em baixa
O vereador de Guaratinguetá, Décio Pereira, que não se conteve na tribuna da Câmara e chamou o prefeito Marcus Soliva de “Pinóquio”, durante votação na sessão desta quinta-feira. O parlamentar repetiu o que diz ter ouvido de um munícipe da cidade. “Logo, as pessoas vão saber”. Faltou discurso ou entendimento dos projetos encaminhados?

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?