FALEI & DISSE! MILAGRES ELEITORAIS…

Por José Carlos Cataldi

MILAGRES ELEITORAIS – Tem horas em que fico pensando, na maravilha que seria se tivéssemos eleições anuais, mensais, ou quem sabe até diárias. A vida seria uma beleza… Moradores do Jardim Residencial Dr. Lessa, em Pinda, sugerem desde 2014 uma rotatória mais adequada ao ingresso no bairro, servindo também ao shopping e dando sequência mais harmônica a quem segue para Taubaté pela estrada velha. Pois bem, com a proximidade das eleições apareceram ‘pais’ das alterações. Não sei se com a mesma inteligência do proposto por uma moradora urbanista, lá atrás. Mas, de qualquer maneira, não sou contra propostas a priori. Me preocupa, porém, o que vão fazer com árvores plantadas ali e na Praça Dr. Carioca. Se as arrancarem sem proposta de replantio, o bicho vai pegar contra o crime ambiental…

MILAGRES ELEITORAIS II – Os milagres eleitorais acontecem também em Lorena. Obras de revitalização da Avenida Dr. Peixoto de Castro finalmente acontecem. De certo que na busca de alguns votinhos. Incluem pavimentação, implantação de ciclovia, iluminação em LED, troca e replantio de árvores. Tudo isso no curto prazo, visualizando as urnas…

AINDA OUTRO – Povo de Guará se alegra com o novo viveiro saindo do papel, milagrosamente. Êita lasqueira do Santo Eleitoral. Está sendo construído no Recinto de Exposições Manoel Soares de Azevedo, em plena sede da Secretaria de Agricultura. Produzirá mudas de Mata Atlântica, e, redistribuirá doações, como a feita pela CEDAE – Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro; de 51 mil mudas, capazes de reflorestar área equivalente a 31 campos de futebol. A CEDAE opera com águas do Rio Paraíba do Sul, transposto para o sul Fluminense…

NEM POR MILAGRE – Moradores de vários bairros do Distrito de Moreira César, em Pinda, já rezaram para todos os santos em busca de um milagre. Querem que a Sabesp regularize o abastecimento. Falta água todo sábado, domingo e feriado. Pedem providências ao prefeito. Inclusive o rompimento do contrato de concessão, se necessário…

PARABÉNS CACHOEIRA – Prefeitura de Cachoeira Paulista mantém em portal de adoção de animais. Trata-se do projeto acaochegatos@gmail, pelo qual se recebe fotos do ‘pet companheiro’…

NO MUNDO ANIMAL – Radio Vale de Pinda, 104,9 lança nesta sexta-feira, de 10 às 11 horas, o Programa Mundo Animal, que também pode ser seguido nas redes sociais em @programamundoanimalpinda e no facebook em Programa Mundo Animal. Fui convidado a participar na estreia. Exalto o trabalho do vereador Tuninho da Farmácia, precursor nessa atenção no município…

CAMPINAS EXPORTA COVID – Governador João Doria achou mais econômico mandar para São Paulo-capital, para o hospital de campanha do Ibirapuera, pacientes de Covid-19 de Campinas. Nesse vai-e-vem, com uma doença que se transmite até pelo ar, a gente sempre começa tudo de novo… E nem precisa ser infectologista para concluir…

CAMPEONATO PAULISTA – Governador João Frajola Doria decidiu agora que o campeonato paulista de futebol seja retomado a 22 de julho. Não se sabe qual foi o critério dele, sempre afirmando condições técnicas e científicas, sem provas…

PARECE PRIMEIRO DE ABRIL – O ENEM de 2020 vai ser em 2021. Foi remarcado para 17 e 24 de janeiro, em sua versão impressa. A versão digital será a 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados devem sair a 29 de março, se não houver capítulo extra dessa novela anual que é esse raio de concurso…

POBRE ROUBANDO POBRE – Quando a miséria é moral, a gente assiste até pobre roubando pobre, realmente. A Polícia investiga depredação e furto de comida e eletrodomésticos da ACAL – Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena. A Entidade, há quase 60 anos, presta atenção a famílias carentes. Mas, dessa vez, ficou sem as cestas básicas destinadas aos mais pobres…

CARTINHA DO DIABO – A Secretaria de Administração Penitenciária apreendeu entorpecentes em carta de parente de interno via correio, por SEDEX. Entre folhas de caderno escolar havia cartelas de maconha sintética, também conhecida como K4. Ao todo, 310 micropontos da droga, na Penitenciária ‘Tarciso Leonce Pinheiro Cintra’ – a P1 de Tremembé. Quanta criatividade…

TRANSPORTE DO VÍRUS – Autoridade de Saúde de Pindamonhangaba percebeu, ainda que tardiamente, que os ônibus superlotados de Pindamonhangaba transportam quantidade grande de passageiros e coronavírus, também. Pena terem sacado da Vigilância Epidemiológica quem entendia verdadeiramente do assunto. Rafael Lamana passou a ser funcionário administrativo da Sub-prefeitura em Moreira César…

FORD VOLTA – Começou a reativação das unidades presenciais da Ford em Taubaté. Período de isolamento serviu para implantação de medidas protetivas, inclusive unidades de medição de temperatura dos trabalhadores em portarias e transporte fretado.

JUSTIÇA CONTRA ORGIA DO DNIT – 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – Sul do Brasil; mandou o DNIT desconsiderar multa de trânsito aplicada ao motorista que alegou não ter recebido o auto de infração pelos Correios. Foi revogada também a sanção de perda da carta de habilitação, pelo mesmo motivo. O DNIT não teve como comprovar a comunicação. E, como todos sabem que o Correio anda arisco, mais do que justa a decisão. Está no Código de Trânsito Brasileiro, aliás relatado pelo taubateano saudoso, Ary Kara José: o motorista precisa ser notificado da infração em até 30 dias do fato. Isso não ocorrendo, queima-se a primeira etapa da defesa da autuação, onde é possível contestar falta de sinalização, entre outras coisas. A favor do motorista pesou a presunção de veracidade, já que ao DNIT cabia o ônus de provar a entrega pelo Correio. Não o fazendo, o ato infracional foi considerado nulo…

PARA QUEM NÃO SABE – Esse DNIT é cabuloso demais. Inclusive por manter vários radares de 30 e 40 km no circuito de Aparecida, rodovia urbana e exclusivamente interna, onde até as charretinhas de turistas tracionadas por pangarés desenvolvem mais velocidade. À Rodovia, menor do Brasil, foi dada condição federal para justificar investimentos da União numa obra particular da Igreja Católica. E a bandalha de ‘mil novecentos e antigamente’ continua até hoje. Bolsonaro quis acabar com a mamata, mas o lobby do DNIT foi mais forte que o presidente da República…

José Carlos Cataldi é Advogado, jornalista e radialista. Foi o conselheiro seccional mais votado na gestão de Cândido de Oliveira Bisneto; 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Tesoureiro da CAARJ. No Rádio e TV Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; na Difusora de Pinda e de Petrópolis, na FM Independente de Aquidauana, MS; e Transamérica de Lorena, SP. Atuou nos jornais: São José dos Campos Diário, ‘O Regional’, ‘Fala Pindaa’, ‘Jornal Capital do Pantanal’. É Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Cidadão honorário dos municípios do Rio, Niterói, Japeri, Paracambi e Taubaté. Detentor das Medalhas Pedro Ernesto, Marechal Zenóbio da Costa e Tiradentes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?