Com 234 mortes, Vale do Paraíba segue como a região mais violenta do interior

Tráfico de drogas é principal causa de homicídios; especialista traça alternativas para diminuir violência   

Lucas Barbosa

Regional

Um levantamento divulgado na última semana pela secretaria de Segurança Pública do Estado classificou mais uma vez o Vale do Paraíba como a região mais violenta do interior de São Paulo. Para especialistas em segurança, o poder público deveria reforçar o combate ao tráfico de drogas, principal motivador dos homicídios na região.

De acordo com dados da secretaria de Segurança, nos primeiros oito meses do ano foram registrados 222 homicídios e 12 latrocínios no Vale do Paraíba. Com os números, a região consolidou-se novamente como a mais violenta do Estado, fato que já havia ocorrido em anos anteriores.

Em maio, outro levantamento da secretaria de Segurança anunciou que a Polícia Civil e Militar da região bateram recorde de prisões e de flagrantes de tráfico de drogas. As prisões cresceram 8,77%, passando de 4.378, para 4.762 nos cinco meses deste ano. Foram 384 prisões a mais. Outro dado destacado foi o indicador de produtividade policial que também cresceu em 16,63%.

De acordo com o especialista em segurança pública, Luiz Mario Antunes, a maioria esmagadora dos homicídios na região, como no país todo, tem envolvimento direto ou indireto com o tráfico de drogas. “O Governo do Estado e os prefeitos do Vale do Paraíba deveriam buscar um maior diálogo, para juntos traçarem medidas que inibam o fortalecimento do tráfico na região. A maioria das mortes em todo o estado consiste em disputa por tantos ou por dívidas de drogas”, afirmou o especialista.

Antunes, que atua há mais de 30 anos no setor, sugeriu algumas medidas para evitar que a região continue líder em violência. “As polícias vêm fazendo um bom trabalho preventivo, mas as prefeituras e o Estado deveriam fortalecer suas guardas municipais e, principalmente, atuarem dentro das escolas, orientando as crianças para que não entrem no mundo das drogas. Outra medida que deu certo em muitos países foi a instalação de sistema de videomonitoramento nos bairros mais violentos”.

Mais violência – Na última semana, a região contabilizou mais dois homicídios. Na madrugada de domingo, um jovem de 18 anos foi morto a golpes de pedra na Cidade Industrial, em Lorena. De acordo com a Polícia Civil, os envolvidos na briga, que resultou na morte do garoto, estavam sob o uso de entorpecentes (leia a matéria nesta edição). Na mesma data, um homem de 38 anos, foi assassinado com dois tiros no bairro Araretama. Segundo testemunhas, a morte foi motivada por disputa entre pontos de tráfico de drogas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?