Moradores de Potim criticam falta de médico

População denuncia não cumprimento do horário e faltas

Rafael Rodrigues
Potim

Quem precisa de atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Potim tem que contar com a sorte para encontrar um médico, principalmente depois das 18h, quando, segundo os moradores, não há profissional atendendo no local, fazendo com que os pacientes recorram às cidades vizinhas.

De acordo com a diretoria de saúde, o horário que o médico deveria cumprir é das 10h às 22h, entretanto, nem mesmo quando um profissional comparece na unidade, fica todo esse período.

O estudante José Benedito tentou atendimento médico na UBS por conta de uma forte gripe, mas não conseguiu, mesmo com um médico no local. Ele conta que chegou por volta das 16h, mas foi orientado a ir embora porque o médico de plantão não iria atender até às 22h. “Eu cheguei para ser atendido e a moça disse que tinha 16 pessoas na minha frente e que não daria para me atender, já que o médico teria que sair às 18h porque ele tinha plantão em outra cidade”, afirmou.

Benedito teve que encontrar uma alternativa, já que não contava com disponibilidade de ir para outra cidade procurar atendimento. “Tive que voltar em casa e tive que me automedicar e no outro dia voltei na unidade, mas também não consegui atendimento”, explicou.

Já a dona de casa Sonia Regina procurou pediatra na UBS para atender seu filho de 3 anos, mas não encontrou e teve que recorrer ao Pronto Socorro de Aparecida. “Muitas vezes eu nem venho no Potim, porque sei que não vai ter médico e vou direto para Aparecida”, contou.

Diante disso, outros problemas acabam refletindo nas cidades vizinhas a Potim. Como não há profissional na cidade, Aparecida é destino certo dos pacientes que buscam atendimento, ocasionando em um acúmulo de pessoas no PS da Santa Casa. De acordo com os administradores da entidade aparecidense, cerca de 40% do atendimento no pronto socorro é de pessoas que vêm de Potim, alegando falta de médico.

Recentemente, o diretor de saúde de Potim, José Arilson dos Santos, foi exonerado do cargo. A Administração Municipal alegou que não houve compatibilidade com o trabalho. Em seu lugar, assumiu interinamente Gislene Félix.

Ninguém da prefeitura de Potim foi encontrado para comentar o assunto.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?