Justiça Eleitoral barra candidatura de João Cascão

Candidato à Prefeitura de Potim tenta reverter decisão de impedimento e fazer valor suas certidões do TSE

O candidato a prefeito de Potim, João Cascão, teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral (Foto: Reprodução)
O candidato a prefeito de Potim, João Cascão, teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Potim

Restando 18 dias para as eleições municipais, o candidato à Prefeitura de Potim, João Cascão (PSB), teve o registro de sua candidatura indeferido na última segunda-feira. A defesa do candidato vai encaminhar ainda nesta semana um recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Cascão recorreu às redes sociais para rebater o impedimento.

A corrida eleitoral em Potim ganhou um novo ingrediente nesta semana. Candidato vencedor das eleições em 2012, Cascão vive situação parecida com a de quatro anos. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Aparecida, Gisele de Camargo, esse indeferimento se deu por problemas judiciais passados. O problema foi o mesmo que o impediu de assumir a Prefeitura em 2013, dando lugar ao segundo mais votado, Benito Thomaz (morto em 2014).

A decisão foi publicada pelo Cartório Eleitoral nesta terça-feira. Gisele contou que mesmo que o candidato precise aguardar o julgamento para saber se será ou não deferido, pode continuar fazendo campanha eleitoral normalmente. “Estamos aguardando o prazo de recurso. Enquanto a decisão não for definitiva, ele pode continuar fazendo a campanha normalmente. Ele ainda é candidato, embora tenha sido indeferido. O Tribunal pode reanalisar e, eventualmente, alterar essa decisão”.

A assessoria de imprensa do candidato foi procurada para responder sobre o indeferimento, mas nenhuma nota oficial ou resposta foi encaminhada à redação até o fechamento desta edição. O advogado da coligação, Luiz Antônio Gonçalves, também foi procurado. Ele não quis gravar uma entrevista ou encaminhar uma resposta oficial, mas informou que o recurso estava sendo finalizado entre terça e quarta-feira, e que o documento seria encaminhado ao TRE.

João Cascão recorreu às redes sociais para falar sobre o caso. Em sua página oficial no Facebook, Cascão postou um vídeo onde indicava que o pedido de impedimento de seu registro se deu graças a uma manobra de candidatos adversários. “A oposição levou a juíza ao erro, justamente por ter dado esse parecer aqui, na primeira instância. Mas em São Paulo, na segunda instância, vamos mostrar a clareza, porque eles querem levar as eleições no tapetão. E não é por aí”, rebateu. “Esse resultado sai até o dia 25. Que fique despreocupada a população de Potim. Nós estamos aqui para esclarecer pra vocês o mais rápido possível”, concluiu.

Não existe um prazo para que o registro de candidatura de Cascão seja julgado. O recurso será encaminhado pela defesa. Após o encaminhamento, a acusação deve se manifestar para que o processo seja enviado ao TRE. A expectativa é de que o caso se estenda pelas próximas semanas.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Justiça Eleitoral barra candidatura de João Cascão

  • 15 de setembro de 2016 em 04:09
    Permalink

    Total Desrespeito a população de Potim. Um candidato cheio de problemas com a justiça tumultuando a eleição e enganando o povo.Deveria ser é preso !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?