Vereadores questionam saúde, dias após aprovarem emergência para contratação em Pinda

Prefeitura encaminha sistema para definir OS para gerir atendimento

Câmara Pinda 1
Ricardo Piorino assina moção, tendo Martins Cesar ao lado (Foto: Arquivo)

Da Redação
Pindamonhangaba

Um requerimento apresentado pelo vereador Ricardo Piorino (PDT) na sessão da última segunda-feira questionou a agilidade na contratação de médicos. Apesar da dúvida apresentada pelo parlamentar, a Prefeitura dá sequência ao sistema de contratação de uma OS (Organização Social), aprovada pela própria Câmara.

O vereador solicitou providências, “com a máxima urgência”, para a contratação de médicos em especialidades como neurologia, oftalmologia, ortopedia e pediatria.

De acordo com Piorino, as inaugurações de diversos prédios públicos, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em Moreira César e no Araretama, tem aumentado a demanda no atendimento à população, que estaria defasado por falta de “ferramenta humana”.

Entre os problemas apontados por Piorino, o mais enfatizado é a falta de médicos de diversas especialidades, o que atrasa o agendamento de consultas e o atendimento emergencial. “A saúde deve ser tratada com prioridade em qualquer administração municipal”, exaltou o vereador, que destacou ainda o trabalho dos vereadores com as dificuldades na rede pública, com a votação de projetos em caráter de urgência.

Outro vereador que citou a necessidade de contratações foi Marcos Aurélio Villardi (PR), que solicitou um neuropediatra para a rede pública.

Os apontamentos vieram poucos dias após a própria Câmara aprovar, por oito votos a dois, a contratação de emergencial de uma Organização Social para gerenciar unidades de Saúde em Pindamonhangaba.

Com a aprovação, a Prefeitura já iniciou o sistema para a contratação da OS. O projeto foi encaminhado devido à dificuldade financeira da administração municipal para contratar novos profissionais. A convocação das empresas deve acontecer entre 60 e 70 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *