UPAs do Cidade Nova e Araretama são utilizadas como Hospitais de Campanha
Unidades estão responsáveis por receber pacientes da Covid-19 com alta ou média complexidade
Bruna Silva
Pindamonhangaba
A secretaria de Saúde de Pindamonhangaba anunciou, nesta segunda-feira (27), que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Araretama e Cidade Nova serão Hospitais de Campanha no combate à Covid-19. O prazo de entrega, informado pelo prefeito Isael Domingues (PL), é a primeira semana de maio.
De acordo a Prefeitura, a unidade do Araretama está aberta para que a população possa utilizar em casos de urgência e emergência. A UPA contará ainda com dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para servir de retaguarda de alta complexidade para pacientes infectados pelo novo coronavírus.
O bairro do Cidade Nova terá trinta leitos de tratamento intermediário para pacientes testados positivamente para a Covid-19 e que precisarão de observação hospitalar, sem a necessidade de UTI. Os profissionais de saúde como médicos e enfermeiros, além de equipamentos necessários em leitos estão sendo preparados para colaborar no enfretamento da pandemia. Mais 11 novos leitos de UTI na Santa Casa estão em funcionamento para reforçar o combate ao vírus na cidade que já casou duas mortes.
O prefeito afirmou, em vídeo divulgado em rede social, que as unidades ajudarão a desafogar o Pronto Socorro Municipal e evitar que a população precise fazer grandes deslocamentos para receber auxílio médico.