Em meio à pandemia, região tem aumento de assassinatos

RMVale tem 88 vítimas da violência no primeiro trimestre; Cachoeira, Cruzeiro e Ubatuba são destaques negativos

Viaturas da Polícia Militar de Cruzeiro, cidade que repetiu o número de casos nos dois levantamentos; índice preocupa Estado (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
RMVale

Apesar da redução do fluxo de pessoas circulando pelas ruas devido à pandemia de Covid-19, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou um aumento de pouco mais de 3% no número de vítimas de assassinatos no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. Além de São José dos Campos, Cachoeira Paulista e Ubatuba tiveram um crescimento preocupante de casos.

De acordo com dados divulgados pela SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado) na última sexta-feira (24), a região teve ente janeiro e março 88 moradores mortos de forma violenta, sendo 87 vítimas de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) e uma de latrocínio (roubo seguido de morte). O montante é 3,52% superior ao do primeiro trimestre do ano passado, que foi de 85 registros, sendo 80 homicídios dolosos e 5 latrocínios.

Com 14 assassinatos, São José dos Campos está no topo da lista na região. O número é o dobro do contabilizado no mesmo período de 2019, que foi de 7.

Na vice-liderança, Ubatuba aparece com oito homicídios dolosos em 2020, representando um aumento de 60% em relação aos primeiros três meses do ano passado, quando cinco moradores foram mortos.

O crime de maior repercussão na cidade litorânea foi o assassinato do sargento da Polícia Militar, Fábio França, que tinha 36 anos, ocorrido na madrugada do dia 13 de janeiro no bairro Marafunda.

Morto durante uma troca de tiros em frente à própria casa, o sargento foi alvejado com diversos disparos efetuados por dois criminosos que tentaram roubar sua motocicleta. A dupla segue presa aguardando o julgamento por latrocínio.

Empatada com Ubatuba em número de mortes violentas em 2020, Cruzeiro teve o mesmo montante de casos registrados nos primeiros três meses de 2019.

O crime que mais chocou a população de Cruzeiro neste ano, foi registrado em 9 de janeiro, quando dois jovens, de 19 e 22 anos, foram mortos a tiros em um condomínio no bairro Parque Primavera. O principal suspeito do duplo homicídio, que teria sido motivado por um desentendimento entre o trio, foi preso após operação das polícias Civil e Militar.

Já Cachoeira Paulista, que não teve assassinatos entre janeiro e março do ano passado, contabiliza quatro homicídios dolosos em 2020. O crime que gerou mais comoção na cidade ocorreu em 20 de janeiro no Centro e vitimou o morador Jair Ferreira, que tinha 56 anos, morto na frente do próprio filho, de 28 anos. A dupla estava no interior do carro da família na rua Deocleciano Azevedo, quando um jovem de 25 anos se aproximou e efetuou diversos disparos contra o veículo, atingindo fatalmente Ferreira. Preso poucas horas depois no bairro Embauzinho, o atirador confessou que o objetivo da ação era assassinar o filho da vítima.

Dividindo a terceira colocação do ‘Ranking da Violência’ em 2020, com seis assassinatos cada, aparecem: Caraguatatuba, Caçapava, Jacareí, Lorena e Pindamonhangaba.

Os demais municípios da RMVale que registraram mortes violentas neste ano foram: Aparecida (1), Areias (1), Campos do Jordão (2), Cunha (2), Guaratinguetá (4), Igaratá (1), Ilhabela (1), Lagoinha (2), Potim (1), Roseira (1), São Bento do Sapucaí (1), São Luíz do Paraitinga (1), Silveiras (1), Taubaté (4) e Tremembé (1).

Patrimônio – As estatísticas do Estado revelaram ainda que em contrapartida ao aumento de assassinatos, a RMVale teve no primeiro trimestre quedas nos números de furtos e roubos no comparativo com 2019.

Enquanto o primeiro indicador teve uma redução de 20%, caindo de 7.082 para 5.630 casos, o outro teve uma diminuição de 5%, passando de 3860 para 3.664 ocorrências.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?