Policial Civil impede linchamento de ladrão no Centro de Pinda
Criminoso havia furtado bicicleta no 10 de Julho; agressor é intimado a depor
Lucas Barbosa
Pindamonhangaba
Um criminoso de 31 anos foi agredido por populares, na última segunda-feira (13), após furtar uma bicicleta no Centro Comercial 10 de Julho, na área central de Pindamonhangaba. Além de evitar o linchamento do infrator, a Polícia Civil intimou um dos agressores a depor sobre o caso.
Um vídeo, publicado nas redes sociais, mostra o momento em que o autor do furto, que está com um sangramento na região da cabeça, aparece imobilizado na calçada enquanto um homem de vinte anos o agride com um chutes, tapas e puxões de orelha. Na sequência, um policial civil chega ao local e impede que as agressões continuem, levando o criminoso para dentro de uma viatura. A gravação teve mais de 70 mil visualizações e 800 compartilhamentos na rede social Facebook.
Imobilizado, ladrão de bicicleta é agredido no Centro de Pinda; Polícia conseguiu impedir linchamento e abriu inquérito para apurar o caso (Foto: Colaboração)
De acordo com o delegado titular do 1° Distrito Policial de Pindamonhangaba, Vicente Lagioto, o criminoso explicou em depoimento que durante a fuga, acabou caindo da bicicleta e abrindo um ferimento na região da cabeça, ou seja, o sangue que aparece nas imagens foi fruto da queda e não de agressões. Ele confessou o furto e segue preso à disposição da Justiça.
Lagioto revelou como está o andamento do caso. “O rapaz, que aparece no vídeo agredindo o criminoso, já foi chamado para depor sobre o caso. Agora, o preso tem até seis meses para decidir se abrirá uma denúncia contra o agressor, que poderá responder por lesão corporal leve, podendo pegar até um ano de reclusão”.
O delegado condenou ainda a atitude dos populares que tentaram linchar o infrator. “A população não pode achar que está fazendo justiça ao espancar um criminoso. Essa agressão foi covarde e o individuo já estava no chão sem oferecer resistência. O certo são os populares acionarem a polícia, e não tentar linchar outra pessoa, pois a partir daí eles também estão cometendo um crime”.