Pinda ultrapassa duzentos casos do novo coronavírus
De acordo com dados da secretaria de Saúde, dez pessoas morreram em decorrência da doença na cidade
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Pindamonhangaba atingiu, nesta terça-feira (30), a marca de 209 casos positivos para a Covid-19. Durante o mês de junho a cidade identificou mais de 160 infecções, a secretaria de Saúde planeja mais testagens e reforçou o pedido para que as pessoas permaneçam em distanciamento social.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, mais 13 identificações foram positivadas nas últimas 24 horas. Oito pacientes permanecem internados com a enfermidade, sendo seis deles estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dois na ala de enfermaria. Mais sete estão hospitalizados aguardando a confirmação da doença. O município registra ainda dez mortes e 64 pacientes recuperados.
A contaminação chegou em diversos bairros do município, entre eles Vila São Benedito, Pasin, Araretama, Boa Vista e Quadra Coberta. A idade dos infectados varia entre 2 e 85 anos. Todos são acompanhados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Cerca de 130 moradores estão em isolamento social para evitar a proliferação do vírus, 64 pessoas já se recuperaram.
Recentemente, a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, enfatizou que a cidade está na fase laranja de flexibilização da quarentena conforme o Plano São Paulo. Valéria planeja ainda a aquisição de mais testagens para que o diagnóstico da Covid-19 seja feito de maneira mais rápida, podendo melhorar as ações de enfrentamento ao vírus.
Mas a pasta não descarta a possibilidade de retração das medidas de retomada da economia, uma vez que os dados analisados pelo Estado levam em consideração de taxa de ocupação das UTIs em toda a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral). Conforme o Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado), a taxa de isolamento social em Pinda no último dia 30 foi de 46%.