Pinda reforça abordagens para população de rua
Pessoas em situação de rua recebem abordagens noturnas; Prefeitura disponibiliza abrigos para este público
Bruna Silva
Pindamonhangaba
A Prefeitura de Pindamonhangaba tem intensificado as ações de acolhimento e assistência às pessoas em situação de rua. Equipes especializadas realizam rondas regulares pela cidade, oferecendo apoio e orientando sobre os abrigos disponibilizados.
O objetivo é oferecer um local seguro e acolhedor, principalmente em dias de frio, e dar acesso a serviços essenciais como alimentação, higiene e cuidados básicos de saúde.
A cidade conta com duas casas de passagem, uma no bairro Alto Cardoso e outra no Bosque. Com capacidade para atender até 25 pessoas por dia, o espaço no Alto Cardoso oferece banho, roupas, alimentação e um local para dormir. Além disso, os animais de estimação que acompanham as pessoas em situação de rua também podem ser acolhidos. A unidade no Bosque é de caráter emergencial e foi aberta em junho deste ano. Tem capacidade para atender vinte pessoas diariamente e deve funcionar até o fim deste mês. Além das casas de passagem, a Prefeitura mantém uma parceria com o SOS, que oferece mais 15 vagas para acolhimento.
“Este é um projeto muito importante, que ocorre com o objetivo de proteger a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade que, por estarem expostas ao frio extremo, podem sofrer hipotermia, fazendo a pessoa apresentar confusão mental, ou até correr o risco de morte”, destacou a secretária de Assistência Social de Pindamonhangaba, Ana Paula Miranda.
A população pode contribuir com esse projeto utilizando os canais de comunicação com a Assistência Social, com o objetivo de facilitar o amparo para este público, por meio do telefone do Departamento de Proteção Social Especial (12) 3643-1607 e do Centro de acolhimento, via WhatsApp, (12) 93500-3054.