Projeto cria Programa de Empreendedorismo Negro em Lorena

Objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da população afrodescendente

Inauguração da Casa SP Afro Brasil; cidade avança com direitos sociais com foco no público negro (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou, na última segunda-feira (19), a criação do Programa de Empreendedorismo Negro para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da população negra e afrodescendente. A proposta foi apresentada pelo vereador Maurinho Fradique (MDB).

Segundo o projeto, a iniciativa se fundamenta no Estatuto da Igualdade Racial, que recomenda a adoção de políticas públicas para garantir a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade étnico-racial no Brasil.

De acordo com Fradique, a ideia é corrigir disparidades por meio de ações específicas que promovam a inclusão e o fortalecimento dos empreendedores negros em segmentos como os setores econômico, industrial, comercial, esportivo, artístico, turístico e estético.

“Este projeto de lei representa um avanço significativo nas políticas públicas de promoção da igualdade racial no município de Lorena, razão pela qual sua aprovação contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou o vereador.

Entre os objetivos principais do programa estão “… fortalecimento e desenvolvimento dos empreendedores negros, criar estratégias que possibilitem o crescimento sustentável dos negócios desses empreendedores, oferecendo suporte técnico, financeiro e educacional, além de promover a inclusão em diferentes setores da economia, incentivando a participação ativa em áreas tradicionalmente pouco acessíveis (trecho do projeto)”.

A criação do Programa de Empreendedorismo Negro prevê o desenvolvimento de campanhas para sensibilizar a população sobre a importância da igualdade racial no mercado de trabalho e no empreendedorismo. O vereador revelou a necessidade de “estabelecer uma rede de micro e pequenos empreendedores” para fomentar a troca de experiências, o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de negócios solidários.

Outro artigo do projeto prevê a criação da Comissão Especial de Apoio ao Empreendedor Negro e ao Afroempreendedor, com representantes de secretarias municipais e membros da sociedade civil, para formalizar uma gestão democrática do programa.

Casa SP Afro Brasil – No início de julho, o Governo do Estado e a Prefeitura de Lorena entregaram uma unidade da Casa SP Afro Brasil, espaço destinado à valorização da cultura da população negra e difusão da equidade racial. A Casa funciona ao lado do CSU (Centro Social Urbano).

O programa tem como objetivos combater o racismo, oferecer a população negra atendimento jurídico e de saúde, ensino da história e cultura afro-brasileira, oficinas culinárias, mostras artísticas, acesso a livros, palestras, cursos de geração de renda, rodas de conversa e cursos de gestão aos donos de estabelecimentos comerciais focados nas áreas da beleza, moda e artesanato afro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *