Pinda oferece capacitação para mais de quatrocentos artesãos

Parceria garante que artesanato seja exposto em shopping da cidade

Aula de apresentação para artesãos de Pinda contou com a participação do prefeito Isael Domingues (Foto: Divulgação)
Aula de apresentação para artesãos de Pinda contou com a participação do prefeito Isael Domingues (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Dando continuidade ao projeto de impulsionar o setor turístico-cultural de Pindamonhangaba, a Prefeitura revelou na última quarta-feira que através de uma parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) oferecerá cursos de capacitação para mais de quatrocentos artesãos em 2018. Além de disponibilizar gratuitamente workshops de empreendedorismo, o Município também possibilita aos artistas exporem os artesanatos no Shopping Pátio Pinda.

Realizadas no último dia 9 e 16, no auditório da Prefeitura, as duas primeiras aulas contaram com a presença de cinquenta artesãos, que foram orientados como conquistarem um maior faturamento através da utilização de táticas de venda, publicidade e relacionamento com os clientes. Nas ocasiões, os artesãos foram também encorajados a se profissionalizarem com o registro do MEI (Microempreendedor Individual). “O intuito da iniciativa é capacitar e incentivar os artistas para que o artesanato passe a agregar ao Plano Diretor de Turismo, se tornando referência na região”, explicou o prefeito Isael Domingues (PR), presente na primeira aula.

Os artesãos que participaram da capacitação, desde julho do ano passado expõem seus artesanatos na loja “Arte Encanto”, no Shopping Pátio Pinda. No espaço, cedido gratuitamente ao Fundo Social da Solidariedade, o cliente encontra diversos tipos de artesanatos produzidos por 45 artistas cadastrados no departamento de Turismo e na Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades). “Duas vezes por mês os artesãos fazem uma reunião para prestação de contas e discussões sobre novas ideias e problemas enfrentados. Toda a verba das vendas é repassada ao artesão”, explicou o coordenador de Gabinete e responsável pela loja Arte Encanto, David Nerosi.

Ampliação – Além da capacitação oferecida aos artesãos que atuam na “Arte Encanto”, a Prefeitura firmou uma parceria com Senai, que ministrará até novembro quarenta cursos de artesanato nos polos do Araretama, Feital, Parque das Palmeiras e Centro de Artes e Esportes Unificados. Nas aulas, os moradores aprenderão diversas técnicas de artesanato como fuxico, bordado e arraiolo. A expectativa é que mais de quatrocentas pessoas sejam beneficiadas pela ação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?