Pinda aposta em regionalização para alavancar turismo na cidade
Plano deve ser concluído até o fim do primeiro semestre; ação integra seis municípios
Lucas Barbosa
Pindamonhangaba
Representando Pinda, a diretora de Turismo, Ana Lúcia Gomes e o guia Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e membro do departamento de Turismo, Fábio Vieira, apresentaram imagens e informações sobre o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, Bosque da Princesa e os pontos de balonismo existentes no município.
Além de comemorar o sucesso desta etapa do Programa de Regionalização, que começou a ser elaborado em 2017, Vieira explicou quais mudanças Pinda pretende promover em seu setor turístico nos próximos anos “Buscaremos sensibilizar a população e o setor público privado para o fomento da cultura turística e adequar à infraestrutura. Elaboramos projetos em cronogramas a curto, médio e longo prazo. Em até quatro anos levaremos os planos turísticos para a rede de ensino municipal, e em oito envolveremos restaurantes e hotéis”, avaliou.
O guia revelou ainda quais frutos Pinda pretende colher após a conclusão do plano. “A regionalização turística existe para aproveitar o que as cidades possuem em comum, viabilizando o compartilhamento da infraestrutura turística, beneficiando não somente uma cidade, mas todas que estão a sua volta, além de possibilitar o marketing regional, explorando os privilégios da região”.
A fase seguinte para a conclusão do Plano de Regionalização e Desenvolvimento da Região Turística da Mantiqueira Paulista será a formatação de roteiros turísticos regionais. A próxima reunião, que será realizada em abril, ainda não tem local definido. A expectativa é que o plano seja concluído até o fim do primeiro semestre.
Atrativos – De acordo com o Plano Diretor de Turismo de Pindamonhangaba, a cidade conta com quarenta pontos turísticos. Entre eles se destacam a Fazenda Nova Gokula, Estrada de Ferro Pinda/Campos do Jordão, Pico do Itapeva, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, Igreja São José, Palacete 10 de Julho e Parque Natural Municipal Trabiju.