Referência no combate à DST’s, Lorena debate ações com governo de Moçambique

Trabalho leva cooperação para que país africano barre avanço de doenças como Aids e hepatite

Membros de delegação de Moçambique participam de reunião com equipe de combate a DST's; país busca apoio para reduzir impacto de doenças (Foto: Lucas Barbosa)
Delegação de Moçambique participam de reunião com equipe de combate a DST’s; país busca apoio para reduzir impacto de doenças (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Considerada pelo Governo do Estado como referência nos trabalhos de combate e prevenção às doenças infectocontagiosas, como Aids e hepatite, Lorena recebeu na última terça-feira, pelo segundo ano consecutivo, a visita de representantes do governo de Moçambique, na África.

O encontro, realizado na Casa de Cultura, teve como objetivo transmitir ensinamentos técnicos que contribuam para que o país africano adote novas políticas em busca de avanços na área da saúde.

Além da vice-prefeita Marietta Bartelega (MDB) e da secretária de Saúde, Imaculada Conceição, a reunião contou com a presença de uma comitiva com dez membros do governo moçambicano, membros da secretaria de Saúde do Estado e da Jica (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão), patrocinadora do intercâmbio técnico.

Durante uma palestra de capacitação, os moçambicanos conheceram detalhadamente a metodologia de trabalho e ações desenvolvidas por Lorena na prevenção a DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

A representante da comitiva de Moçambique, Ema Chuva, 48 anos, revelou dados estatísticos do país em relação às doenças infectocontagiosas. “Infelizmente, nossa nação é uma das que possui o maior número de casos de Aids no mundo, registrando a preocupante marca de infecção em mais de 10% da população adulta. Outra preocupação é a hepatite B, que nas últimas décadas também está assolando o nosso povo”.
Além de elogiar os trabalhos de prevenção executados em Lorena, a moçambicana enalteceu a realização do encontro. “Esta troca de experiência foi muito interessante. Saímos daqui com novos conhecimentos e diretrizes que nos ajudarão no desenvolvimento de políticas públicas que possam impedir o avanço de diversas doenças em nosso país”.

Após participar do encontro na Casa de Cultura, a comitiva internacional visitou a secretaria de Saúde de Lorena, onde conheceu na prática as ações desenvolvidas pelo Município. “É uma grande honra o trabalho da cidade ser considerado referência pelo Estado, servindo de espelho até para outra nação. Este intercâmbio foi muito proveitoso, e estaremos sempre à disposição para ajudar Moçambique no que for possível”, explicou Imaculada Conceição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?