Pinda aposta em parceria com empresas e moradores para reforçar videomonitoramento
Projeto “Pinda Inteligente” implanta sistema de troca de imagens para ampliar atendimento do COI
Da Redação
Pindamonhangaba
Pindamonhangaba recebe a partir desta quarta-feira, às 16h, um novo projeto na cidade, o Pinda Inteligente. A iniciativa, lançada em evento no auditório da Prefeitura, será realizada por meio do Pinda Inteligente, o COI (Centro de Operações Integradas).
As câmeras do COI poderão receber e armazenar imagens cedidas por empresas e pessoas físicas que tenham câmeras de vigilância. Os arquivos devem possibilitar maior abrangência do sistema de vídeo monitoramento do município. “Hoje, temos as 16 câmeras instaladas pela Prefeitura, mas com o Pinda Inteligente poderemos receber imagens de empresas que possuam câmeras de vigilância em seus prédios e vamos expandir nosso raio de atuação”, destacou o secretário de Proteção e Bem Estar ao Cidadão, José Sodário Viana.
Segundo a administração, qualquer pessoa poderá ceder imagens ao município, possibilitando mais segurança para a região de sua empresa ou residência. “O único requisito para a cessão de imagens será a existência de um sistema de ‘nuvens’ (sistema de serviço de arquivo online para servidores como armazenamento, bancos de dados, rede, software e análise). Todos poderão compartilhar desde que o sistema esteja vinculado à nuvem. As imagens liberadas terão o mesmo sigilo que existe hoje com as câmaras da Prefeitura e serão monitoradas pelos agentes de segurança e pela Polícia Militar”, completou o secretário.
Os estabelecimentos e residências que tiverem câmeras voltadas para a rua poderão ajudar no projeto onde tudo será monitorado pelo Centro de Operações Integradas.