Pinda anuncia mudança na gestão do Pronto Socorro

Nova contratada assumirá comando da unidade em agosto; equipamento público tem média de 13 mil atendimentos por mês

Reunião entre representantes da secretaria de Saúde, Fênix do Brasil Saúde e diretores da entidade (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou na terça-feira (2) que, a partir de agosto, a gestão do Pronto Socorro passará por mudança no comando. A expectativa municipal é de que a medida resulte em melhorias no atendimento à população.

Em nota divulgada em seu site oficial, o Município revelou que a organização social Fênix do Brasil Saúde, sediada na capital paulista, foi contratada em 21 de junho para assumir o Pronto Socorro no mês que vem. Vencedora de um chamamento público, a terceirizada terá a missão de substituir o Iase (Instituto de Atenção à Saúde e Educação) no gerenciamento, operacionalização e execução de serviços de atendimento de urgência e emergência.

Válido por seis meses, o contrato firmado entre o Município e a Fênix do Brasil Saúde poderá ser prorrogado por até cinco anos. Detalhes do acordo e do trabalho que será desenvolvido foram discutidos em uma reunião no último dia 26. Na ocasião, participaram do alinhamento a secretária de Saúde, Silvia Mendes, diversos técnicos da pasta, a gestora da Fênix do Brasil Saúde, Maria Luiza Nunes, e os diretores da entidade, Fabricio Segura e Eliana Girotto. Segundo a Prefeitura, no encontro foram tratadas ações que possam contribuir para melhorias no atendimento público, como a inclusão de novos especialistas médicos em atendimento à distância com objetivo de garantir mais agilidade na conclusão do diagnóstico dos pacientes, e medidas que gerem um acolhimento de mais qualidade à população.

Dados da secretaria de Saúde apontam que o Pronto Socorro, que conta com uma equipe formada por mais de duzentos profissionais, registra uma média mensal de 13 mil atendimentos. No ano passado, a unidade recebeu 112 mil pacientes jovens e adultos e 31 mil crianças. Além da ala infantil, conta com um setor destinado a gestantes, sendo que no ano passado mais de 13 mil moradoras foram atendidas. “O Pronto Socorro, ao longo dos últimos anos, tem sido a grande prioridade da atual gestão e melhorou muito tanto na questão de atendimento com mais profissionais, quanto na estrutura física. Sabemos que podemos melhorar ainda mais e esse é o objetivo do prefeito Isael Domingues com o novo contrato”, ressaltou a secretária de Saúde.

A gestora da Fênix do Brasil Saúde revelou sua expectativa diante o novo desafio e mencionou trabalhos desenvolvidos pela organização social em outras cidades. “Estamos entrando para realizar um trabalho de qualidade no Pronto Socorro de Pinda, atendendo às observações que o prefeito nos recomendou de qualificar a equipe para um bom acolhimento e prestação de serviços, que é a nossa marca de trabalho, por exemplo, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas de Jundiaí, onde estamos atuando desde 2019 e em outras ações de gestão de saúde junto a outros governos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *