Parceria em Pinda garante programa de acessibilidade

Plano estabelece adaptações de vias e pontos turísticos; medida busca contribuir para fortalecimento do turismo

Sinalização de área restrita para deficientes físicos no Centro de Pinda; cidade .......
Sinalização de área restrita para deficientes físicos no Centro de Pinda; cidade lança campanha Pinda Acessível (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Para melhorar as condições de acessibilidade nas vias e pontos turísticos de Pindamonhangaba, a Prefeitura lançou na noite da última quarta-feira a campanha ‘Pinda Acessível’. Além da adequação dos espaços públicos, a iniciativa prevê conscientizar os comerciantes sobre a necessidade de adaptarem seus estabelecimentos para receberem clientes com mobilidade reduzida.

Com a presença do prefeito Isael Domingues (PR), a cerimônia de lançamento do ‘Pinda Acessível’ foi realizada no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que juntamente com a empresa Biomob, é parceiro do Executivo no desenvolvimento do programa.

De acordo com a diretora de Turismo, Ana Lúcia Gomes, o projeto consiste na execução de um plano de medidas para facilitar o deslocamento de portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes pela cidade.  Além de melhorias na sinalização e construção de rampas e redutores de velocidade, o projeto em breve oferecerá aulas de capacitação para servidores municipais. “Os agentes de Obras aprenderão o passo a passo para a construção de rampas e lombofaixas que respeitem as medidas indicadas pelas normas nacionais de acessibilidade. Também serão capacitados os servidores do departamento do Trânsito, para que estejam ainda mais preparados para atenderem pedestres que possuem problemas de locomoção”, explicou Ana Lúcia.

A diretora de Turismo apontou ainda outro objetivo do ‘Pinda Acessível’. “Queremos conscientizar os donos de estabelecimentos, principalmente hotéis e restaurantes, para que eles, o mais breve possível, adequem seus prédios para receberem visitantes com qualquer tipo de necessidade especial. Já que estamos tentando fomentar o turismo em Pinda, é essencial ter acessibilidade no maior número possível de prédios públicos e privados”.

A expectativa da Prefeitura é que os serviços de adaptações das vias e espaços públicos sejam iniciados a partir de setembro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?