Museu de Pinda promove debates sobre cultura afro-brasileira

Projeto criado em maio é voltado para alunos da rede municipal de ensino

Alunos da rede pública e privada acompanham histórias africanas em projeto realizado no Museu de Pindamonhangaba (Foto: Da Assessoria)
Alunos da rede pública e privada acompanham histórias africanas em projeto realizado no Museu de Pindamonhangaba (Foto: Da Assessoria)

Elisabeth Almeida
Pindamonhangaba

A secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba lançou um projeto de contação de histórias com as escolas da rede municipal de ensino. Com o tema “A criação do mundo segundo os Orixás”, a atividade reforça o Plano Municipal de Educação, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos ou particulares.

O projeto, realizado no Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, começou em maio deste ano e tem duração prevista até o final do primeiro semestre, recebe alunos do quinto ano de escolas da rede municipal de ensino e colégios particulares.

A contação de histórias seguida de um debate co os alunos reforçam a Lei 10.639 de 2003, que propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Nela está instituída a valorização da cultura em sala de aula, para ressaltar o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a música, culinária, dança e as religiões de matrizes africanas.

Os contos são encenados pelo arte-educador, pós-graduado em cultura africana, Mauro Celso Barbosa e as atrizes Laila Gama e Adalgisa. As escolas podem escolher se a apresentação será realizada na própria instituição de ensino ou no museu, para participar deve-se fazer um agendamento prévio pelo telefone (12) 3642-1515.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?