Moradores do Ipê 2 cobram manutenção em parquinhos em Pindamonhangaba
Espaço de lazer em bairro de Moreira César é tomado por mato e famílias reclamam de falta de iluminação
Bruna Silva
Pindamonhangaba
O objetivo de viabilizar um espaço de convivência e interação tem ficado cada vez mais difícil de ser alcançado dos playgrounds e academias da melhor idade ao ar livre no bairro Ipê 2, em Moreira César. Nos últimos meses, de acordo com os moradores do distrito de Pindamonhangaba, a falta de manutenção no local tem prejudicado o lazer da comunidade.
Segundo Giselly Santos Conceição, moradora do Ipê 2, a Prefeitura retirou, no início desse ano, os equipamentos para reparo e não os recolocou para o espaço destinado. Ela contou que são poucas as opções de lazer no bairro e as crianças ficam sem ter onde brincar. “Eu tenho uma filha de 9 anos, e meus vizinhos também têm filhos, e as crianças não brincam mais por falta de espaço”, lamentou.
Giselly, que mora ao final da rua Estado do Tocantins, contou que outro fator que os incomoda muito é a falta de iluminação. “O poste daqui vive apagando porque as árvores estão grandes e faz com que fique escuro. Seis horas da noite não dá enxergar mais nada”.
Ela relatou que já foram feitos muitos pedidos para a poda de árvores, pois além de prejudicar a iluminação, as raízes das árvores estão estourando o asfalto e a calçada de alguns vizinhos. A situação tem se agravado com as recorrentes chuvas, que ajuda a aumentar o mato no local. “Tá (sic) horrível esse parquinho. E a gente já tá (sic) cansada de correr atrás pra resolver. Já fui atrás do responsável, briguei e nada”, desabafou a moradora.
Em nota, a Prefeitura de Pindamonhangaba afirmou que os brinquedos foram retirados para reparo após a ação de vândalos, e que há cerca de sessenta dias foram retirados o gira-gira, balança e gangorra para manutenção. “Salientamos que não está ocorrendo a falta de manutenção, e sim a frequente depredação dos brinquedos”, salientou o subprefeito de Moreira César, Nilson Luiz de Paula.
Sobre o mato local, o subprefeito informou que há um cronograma de limpeza para os 32 bairros do distrito, e que há, ainda, a previsão para retornar ao Ipê 2 na próxima semana, mas que o cronograma pode sofrer alteração devido às chuvas de verão. Quanto à poda das árvores, de Paula frisou que um problema de saúde do funcionário que realiza a atividade atrasou as ações de poda, mas assim que o servidor se recuperar será efetuada a ação na Terra dos Ipês.