Metalúrgicos de Pinda cobram maior segurança nas instalações da Gerdau

Funcionário sofre fratura após acidente no setor de aciaria; sindicato da categoria denuncia jornadas de trabalho abusivas

Funcionários reunidos em frente à principal entrada da Gerdau, em Pinda; sindicato cobra melhorias (Foto: Colaboração)
Funcionários reunidos em frente à principal entrada da Gerdau, em Pinda; sindicato cobra melhorias (Foto: Colaboração)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após um acidente que feriu um funcionário da fábrica Gerdau na última quinta-feira, os trabalhadores cobram mudanças no setor de aciaria, local onde ocorre a transformação do ferro em aço. O sindicato da categoria denuncia a falta de segurança no local e que os trabalhadores estão sendo submetidos a longas jornadas de trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, por volta das 18h, o trabalhador estava ajudando a colocar a corrente em uma peça do forno, quando o gancho da ponte rolante escapou, atingindo-o na altura da perna. A vítima fraturou os tornozelos e precisou ser encaminhado ao Hospital 10 de Julho.

O vice-presidente do sindicato, André Oliveira, explicou que há oito meses a categoria denuncia a falta de segurança que os empregados são submetidos no setor da aciaria.

Além disso, o sindicalista afirma que a Gerdau está forçando os colaboradores a cumprirem longas jornadas. “Muitos trabalhadores têm sido submetidos a jornadas de 12 horas por vários dias. Desde novembro o sindicato cobra que a chefia da aciaria pare de pressionar os operadores a trabalharem durante o horário de refeição, e ainda hoje se vê funcionários comendo apenas um lanche no pé da máquina”.

Oliveira revelou ainda que a categoria está cobrando a direção da Gerdau para que ocorra a compra de novos equipamentos, visando garantir uma maior segurança aos trabalhadores. Um dos materiais é o pote de escória utilizado para transportar metal líquido, já que os que estão sendo utilizados já passaram do prazo de vida útil.

Outro lado – Em nota oficial, a Gerdau confirmou o acidente da última quinta-feira e explicou que o colaborador foi imediatamente assistido e passa bem, após a alta hospitalar. A empresa reforçou ainda o seu compromisso com a segurança e integridade das pessoas e está trabalhando para detectar e sanar as causas deste acidente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?